Paraná

Contenda irá sediar o 25º encontro estadual da cebola em março

11021249_364318560432995_2889329551055366084_n

Mais de 650 produtores de cebola de 26 municípios do Centro Sul do Paraná deverão estar em Contenda no próximo dia 26 de Março, quando acontece o 25.º Encontro Estadual da Cebola. O evento é promovido pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Instituto EMATER e da Fundação Terra, em conjunto com a Prefeitura Municipal, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

A Comissão Organizadora do evento está, desde setembro de 2014, desenvolvendo ações preparatórias para a realização do referido evento, que deverá ser um dos maiores já realizados. O tema central do encontro será o manejo nutricional e ecológico do solo, abrangendo principalmente o plantio e semeadura diretos e também a comercialização e perspectivas da próxima safra. Este tema, segundo o Coordenador Geral do Encontro, o Engenheiro Agrônomo Iniberto Hamerschmidt, foi escolhido devido a que muitos agricultores fazem o preparo do solo e adubação de maneira incorreta, usando quantidades excessivas de adubo químico.

Outro fato de destaque é que o evento está completando 25 anos ininterruptos de realização e serão homenageados alguns produtores e suas famílias, bem como será elaborado um trabalho sobre a evolução da cultura da cebola neste período.

O Estado do Paraná, na safra 2014/2015, cultivou uma área de 5.231 hectares de cebola, distribuídos em 130 municípios, envolvendo aproximadamente 5.000 famílias de produtores rurais e uma produção prevista de 128.934 toneladas.

Nas duas últimas décadas, a produtividade da cultura da cebola no Estado aumentou em 15% na área plantada e 470% na produção colhida. Esta evolução se deve ao trabalho realizado pelos agricultores e pela extensão rural junto com os demais parceiros da cadeia produtiva e também às tecnologias discutidas nos 24 Encontros Estaduais já realizados nos principais municípios produtores.

Contenda é, atualmente, o maior produtor de cebola do Paraná. Existem no município 792 produtores com área cultivada de 1.275 hectares e produção de 31.875 toneladas, o que representa 24% da produção estadual e coloca o município em 1.º lugar em volume produzido no Estado, sendo a produtividade média de 25.000 kg/hectare.

Hoje o programa Negócios da Terra, da Rede Massa, fez uma gravação para divulgação do encontro. A apresentadora Thaís Camargo esteve no município entrevistando o Diretor da Secretaria de Agricultura, Cláudio Stabach, e o produtor Martim Klemba. Filmagens da produção e preparo do solo foram feitas na propriedade de Klemba para apresentação do referido programa.

Fonte: JORNAL MARCA

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.