Araucária

Conheça os direitos da pessoa com câncer em Araucária

A luta contra o câncer pode trazer ao paciente dificuldades a serem enfrentadas desde o diagnóstico até a cura da doença. Buscando amenizar as complicações no tratamento, pacientes oncológicos possuem direitos previstos em lei e é fundamental que as pessoas com câncer tenham ciência do que lhes é assegurado.

Em Araucária, quando um paciente é diagnosticado com a doença, a Unidade Básica de Saúde solicita um encaminhamento para hospitais de referência em Curitiba, como o Hospital Erasto Gaertner, Hospital de Clínicas, entre outros.

Estabelecimentos de saúde credenciados ao SUS e habilitados em oncologia oferecem todo o tratamento do câncer, com serviços de cirurgia, radioterapia, hematologia, oncologia pediátrica e assistência de alta complexidade. Estes locais são também responsáveis pelo fornecimento de medicamentos oncológicos.

Além disso, após o diagnóstico, Araucária oferece alguns benefícios, como, por exemplo, a isenção da tarifa no transporte público nas linhas urbanas e sistema integrado de transporte (TRIAR e URBS). A gratuidade pode ser solicitada diretamente no Terminal Rodoviário Central de Araucária.

O Benefício da Prestação Continuada (BPC), o qual garante um salário mínimo mensal aos idosos com mais de 65 anos, cidadãos com deficiência e pessoas com diagnóstico de doença grave, também é assegurado ao paciente com câncer. Sobre isso, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) podem esclarecer dúvidas e realizar as devidas orientações.

Ainda, os pacientes oncológicos em Araucária têm direito à credencial para vagas especiais de trânsito, as quais são destinadas a idosos e Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). A credencial, no caso das PNE, é válida por dois anos e pode ser revalidada. Vale ressaltar que integram este grupo pessoas com condições físicas, sensoriais ou intelectuais comprometidas e, até mesmo, pessoas com dificuldade de locomoção, inclusive temporária.

A emissão dessas credenciais pode ser solicitada online, pelo site da Prefeitura em Autoatendimento > Central da Cidadania > botão Acesse Aqui > Trânsito > Credencial Especial PNE ou Credencial Especial Idoso. O documento deve ser retirado no Espaço Cidadão após a análise da solicitação.

ONG EVA

Sobre esses benefícios, Adriana Ribeiro, presidente da ONG EVA (Espaço Vida Araucária), instituição que ajuda pessoas com câncer através de projetos e ações específicas, comentou que a Prefeitura de Araucária olha com carinho estes pacientes e garante auxílios que podem colaborar na qualidade de vida. “Com a nossa equipe de advogados voluntários, informamos e instruímos as pessoas em como podem proceder para ter acesso aos seus direitos”, disse.

LINKS

Confira abaixo Leis que asseguram direitos aos pacientes oncológicos:

– Lei nº 9.656, de 03/06/1998: Dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.

– Lei nº 9.797, de 06/05/1999: Dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde – SUS nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer.

– Lei nº 10.289, de 20/09/2001: Institui o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata.

– Lei nº 10.223, de 15/05/2001: Altera a Lei no 9.656, de 3 de junho de 1998, para dispor sobre a obrigatoriedade de cirurgia plástica reparadora de mama por planos e seguros privados de assistência à saúde nos casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer.

– Lei nº 12.880, de 15/11/2013: Altera a Lei no 9.656, de 3 de junho de 1998, que “dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde”, para incluir tratamentos entre as coberturas obrigatórias.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.