Araucária

Conferência da Pessoa Idosa reuniu mais de 100 pessoas em Araucária

Araucária realizou na quinta-feira (02) a IV Conferência da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no Centro de Convivência Dr. Ulysses Guimarães e contou com mais de cem participantes, dentre representantes da terceira idade, vereadores, conselheiros municipais e profissionais da Prefeitura.

Foram quatro eixos discutidos: gestão social, financiamento social, participação social e direitos humanos. Além das discussões para orientar as políticas públicas da área, os participantes do Centro de Convivência fizeram uma apresentação de dança. A secretária de Assistência Social de Araucária, Ivana Chemello Opis, agradeceu a presença do público e comentou sobre a importância dessa participação.

“Aqui vocês podem decidir o que pretendem para o futuro de vocês, para garantirem principalmente qualidade de vida. Não tem a ver apenas com ir no médico, também está relacionado com ter espaços garantidos para desenvolver tarefas para trabalhar questões da pessoa, exercitar o corpo, participar de jogos, pintar, fazer crochê. E é através das reivindicações de vocês que isso vai acontecer”, explana Ivana.

O presidente do conselho, Juan Furtado de Lacerda, também abordou a amplitude desse movimento. “Estamos aqui para traçar metas para defender nossos direitos, hoje é dia de reivindicar, mas também não podemos ser ingratos, precisamos reconhecer tudo o que nos tem sido ofertado. O prefeito disse que jamais deixaria faltar algo para o nosso Centro de Convivência e está cumprindo, mesmo nessa época de vacas magras, ele está fazendo o possível”, diz.

Por meio do advogado Edson Luiz Ferreira, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também foi representada no evento. “É tão bonito ver vocês aqui preocupados com o exercício da cidadania. Cerca de 11% da população do Paraná é idosa, aqui em Araucária são mais de 14 mil idosos. A cidadania não é apenas exercida na época de eleição, é algo muito mais amplo”, finaliza.

SMCS Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.