Araucária

Conferência aprova propostas do Plano de Mobilidade de Araucária

Representantes de segmentos da sociedade civil e poder público, além de moradores, participaram no sábado (25) da Conferência do Plano de Mobilidade de Araucária. O evento, que ocorreu na Câmara Municipal, teve por objetivo aprovar propostas de adequação, complementação e aprovação da legislação urbanística relativa ao Plano de Mobilidade, com base em estudos e discussões já realizados. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a Câmara Municipal onde, após tramitação, devem se tornar lei.

A conferência teve três enfoques: a Lei da Política Municipal de Mobilidade; Lei de Diretrizes e Hierarquias do Sistema Viário; e Lei do Plano de Ação e Investimentos do Plano de Mobilidade de Araucária. Com isso, Araucária passará a contar com uma série de diretrizes e compromissos a serem realizados pelo município nos próximos anos visando a melhoria na mobilidade.

Palestra – Visando aprofundar a reflexão sobre “Mobilidade Urbana e Planejamento das Cidades”, a arquiteta e urbanista Priscila Zanon Monteiro começou sua palestra explicando que quando se fala em “mobilidade” estamos falando em “circulação” e quando se usa “acessibilidade” trata-se de “acesso” ou da “possibilidade de circular”. De acordo com a apresentação, há três funções básicas da cidade: morar, trabalhar e recrear. Mas para se fazer uso dessas funções é fundamental a mobilidade.

A arquiteta comentou que mais de 40% do deslocamento é realizado à pé, um percentual expressivo que mostra a importância de se pensar no deslocamento dos pedestres. Cerca de 8% dos deslocamentos são por bicicleta, destes, 50% são como meio de transporte para ir ao trabalho ou à escola, por exemplo. Tal informação contraria a ideia geral de que bicicleta é utilizada apenas lazer. Já quanto aos carros, Priscila destacou que a região metropolitana de Curitiba tem a maior taxa de carros por pessoa no Brasil e se contrapôs à ideia de que o carro e moto seriam a solução para transporte. O transporte coletivo, segundo ela, deve facilitar a mobilidade e a acessibilidade urbana.

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.