Paraná

Concursos da Segurança Pública no Paraná sofrem alterações

Devido à pandemia do coronavírus (Covid-19) no Estado, os concursos e processos seletivos para contratação de servidores para as instituições que compõem a Secretaria de Estado da Segurança Pública sofreram ou podem sofrer alterações. Temporariamente, as provas para ingressar na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram adiadas.

Os processos seletivos do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e da Polícia Científica continuam normalmente, seguindo as medidas de segurança. Já a definição sobre possível adiamento das provas para o concurso da Polícia Civil ocorrerá na próxima semana.

Para a Polícia Militar serão contratados 2,4 mil servidores, sendo duas mil vagas para policiais militares e 400 para bombeiros militares.

A decisão para adiamento das provas para soldado policial militar e bombeiro militar foram tomadas em conjunto com o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo em vista que as provas são presenciais e causaria aglomeração de pessoas.

Em maio deste ano foram nomeados 36 servidores para a Polícia Científica, sendo 21 auxiliares de necropsia, oito peritos criminais e sete médicos-legistas, dos quais 30 já tomaram posse.

O curso de formação dos servidores da Polícia Científica, que estava previsto para ser iniciado em Curitiba nesta semana, foi adiado devido à Bandeira Laranja da Covid-19 no município. No entanto, os profissionais empossados estão acompanhando as atividades de outros profissionais mais antigos.

Os servidores foram chamados a partir de autorização do Governo do Estado, e foram aprovados em concurso público de 2017, o qual ainda está vigente.

POSSÍVEL ADIAMENTO – A comissão do concurso da Polícia Civil deverá se reunir com o Núcleo de Concursos da UFPR no início da próxima semana para tratar sobre o adiamento ou não das provas, tendo em vista as orientações do Governo do Estado em relação à pandemia.

Este processo seletivo vai contratar 400 novos servidores, sendo 300 investigadores, 50 delegados e 50 papiloscopistas, para atuação em todo o Paraná.

DEPEN – O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) também está com processo seletivo em andamento para a contratação temporária de servidores. São 1.394 vagas para guardas prisionais, dentre homens e mulheres, que vão atuar em unidades prisionais de todo o Estado.

As inscrições já foram encerradas e, neste momento, o processo está em fase de Exame de Investigação de Conduta. Os documentos estão sendo recebidos por meio de sistema on-line (assim como ocorreu com a prova de títulos) até o dia 26/06, conforme edital.
Após a divulgação do resultado final do processo de seleção, os candidatos aprovados podem ser chamados para assinarem os contratos. Diferente do que previa o edital inicial, esta etapa será feita nas coordenações regionais do Depen, com data e horários pré-agendados para evitar aglomerações.

A seleção é válida por um ano, podendo ser prorrogada por igual período. O processo seletivo também é conduzido pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR).

SERVIÇO – Para mais informações sobre os processos seletivos os candidatos devem acessar os canais oficiais de cada instituição e do Núcleo de Concursos da UFPR.

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.