Redação

Compagas realiza audiências públicas para apresentar o projeto que levará gás natural a Lapa e a São Mateus do Sul, partindo de Araucária

A Companhia vai apresentar à população o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto para a instalação da rede de distribuição na região

 

 

Entre os dias 15 e 17 de setembro, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) realiza audiências públicas para apresentar à população o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) referentes ao projeto que levará gás natural a Lapa e a São Mateus do Sul, a partir da ampliação da rede de distribuição em Araucária.

O EIA/RIMA prevê a construção de 72 km de rede até o município da Lapa e mais 84 km até São Mateus, totalizando 156 km. Técnicos da distribuidora e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) ficarão à disposição para responder dúvidas dos participantes e colher sugestões a fim de subsidiar o processo de licenciamento ambiental. Dentre os pontos positivos, a Compagas destaca que a rede de distribuição vai proporcionar o desenvolvimento regional com a atração de novas indústrias e da dinamização das atividades comerciais e serviços, com a geração de novos postos de trabalho. A empresa também abordará os programas ambientais e sociais que serão executados nos municípios durante as fases de instalação e operação do empreendimento. Após a realização das audiências, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) deverá elaborar parecer técnico conclusivo sobre a viabilidade de emissão das licenças ambientais para a futura construção da rede.

A Compagas tem a intenção de destinar cerca de R$ 230 milhões até 2019 para a execução deste projeto.Estando presente, atualmente, em 15 cidades do Paraná, a meta da companhia é que, até 2020, mais de 20 municípios paranaenses sejam atendidos pela rede de gás natural, e as cidades da Lapa e São Mateus do Sul são parte desse projeto de interiorização.

 

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS:

Araucária

15/09, às 19h

Local: Câmara Municipal de Araucária, R. Irmã Elizabeth Werka, 55 – Fazenda Velha, Araucária

 

São Mateus do Sul

16/09, às 19h

Local: Salão Nobre do Colégio Estadual Duque de Caxias, Rua João Gabriel Martins, 546 – Centro

Lapa

17/09, às 19h

Local: Câmara Municipal da Lapa, Alameda David Carneiro, 390 – Centro

 

 

Sobre a Compagas: A concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado do Paraná completou 20 anos em 2014.  Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol). Atualmente, a Compagas conta com mais de 29 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 15 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, São Mateus do Sul, Pinhais, Paranaguá, Cambé e Londrina.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.