Paraná

Começa greve dos professores da UFPR

Professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) iniciam greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (12). Os docentes decidiram no início do mês aderir à paralisação nacional que já atinge cerca de 40 instituições federais de ensino superior em todo o país. A greve terá impacto sobre os 30 mil estudantes de Curitiba e das unidades da Federal em Matinhos, Palotina e no recém-criado câmpus de Jandaia do Sul. Também devem ser afetados os alunos do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR.

A greve é uma resposta dos docentes ao que consideram um descaso do governo federal com a educação pública e gratuita. Segundo a Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr), os cortes de recursos destinados ao Ministério da Educação (MEC) já ultrapassam R$ 12 bilhões na execução orçamentária deste ano, enquanto cerca de R$ 5 bilhões estão sendo destinados às instituições privadas por meio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Embora o governo tambm tenha restringido os recursos ao Fies – o número de novos contratos caiu quase 50% neste ano –, os professores criticam o repasse aos grupos privados de ensino.

A pauta de reivindicações da categoria é extensa. Entre outras coisas, os professores exigem a ocupação de cargos existentes e criação de novas vagas para atender às demandas atuais, com cronograma de realização dos concursos. Os docentes também pedem reajuste salarial de 19,7% para repor perdas acumuladas com a inflação desde 2010 e a revisão do plano de progressão na carreira – de modo a valorizar mais o tempo de serviço dos docentes. Os professores reclamam ainda da falta de materiais e instalações adequadas para garantir uma educação de qualidade. “A expansão das universidades tem sido feita de forma irresponsável, o governo não oferece número suficiente de professores nem a estrutura necessária”, afirma a presidente da Apufpr, Maria Suely Soares.

Segundo a Apufpr, até hoje não existe uma quadra poliesportiva para o desenvolvimento de atividades práticas da Licenciatura em Educação Física do Setor Litoral da universidade. O curso foi criado em 2009. Falta também um vestiário para os alunos que chegam do trabalho e precisam se preparar para as aulas.

 

Gazeta do Povo

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.