Araucária

COMEC GARANTE: 100% da integração irá funcionar entre Araucária e Curitiba a partir de sexta (08)

onibus-curitiba-araucaria-600x337A partir das 4h desta sexta-feira (8 de maio), os passageiros do transporte coletivo de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, voltarão a pagar apenas uma passagem para se deslocarem até Curitiba. A integração do transporte metropolitano está garantida graças a um convênio assinado nesta quinta-feira (7) pelo governador Beto Richa, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, e o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel, com o prefeito de Araucária, Olizandro Ferreira.

“O Governo do Estado foi sensível ao problema da desintegração do transporte com Araucária e agora encontramos uma solução definitiva para resolver esta questão”, afirmou Richa. “O Estado encontrou a fórmula para que esta importante integração seja mantida, o que trará tranquilidade aos trabalhadores e estudantes que se deslocam entre os dois municípios”, destacou o governador.

O convênio vai garantir que quatro linhas metropolitanas, além do ligeirinho Curitiba/Araucária, partam dos terminais Central e Vila Angélica, em Araucária, e se integrem nos terminais de Curitiba.

Pelo convênio, o subsídio de R$ 800 mil por mês será dividido entre o Estado e o município.

Richa lembrou que, quando era prefeito de Curitiba, manteve a integração do transporte coletivo mesmo sem o aporte financeiro do Governo do Estado e a desoneração do ICMS que incide sobre o óleo diesel. “O município de Curitiba nunca teve tanto apoio estadual e federal quanto agora, mas lamentavelmente o sistema foi desintegrado”, ressaltou.

PASSAGENS – Com a desintegração do transporte metropolitano proposta pela Urbanização de Curitiba (Urbs) há dois meses, os 20 mil passageiros de Araucária estavam pagando cerca de R$ 14 por dia para utilizar o transporte público. A partir de agora, eles voltam a pagar uma única passagem para se deslocar até a Capital.

“Este convênio com o Governo do Estado resolve o problema do transporte, que estava prejudicando os trabalhadores que moram em Araucária e trabalham em Curitiba. O pagamento de duas passagens estava causando um prejuízo muito grande para nossa população”, explicou o prefeito de Araucária. “Este modelo de integração é muito mais sólido que o antigo, porque há o compromisso do município e do governo e dificilmente será interrompido”, ressaltou Olizandro..

“Com a boa vontade e disposição da prefeitura de Araucária e do Governo do Estado pudemos construir esta solução compartilhada”, afirmou Omar Akel. “A Comec está tomando todas as providências para que já a partir desta sexta-feira o sistema volte a ser integrado e racional na cobrança das tarifas”, ressaltou o presidente da Comec.

PRESENÇAS – Participaram da assinatura do convênio o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, o deputado estadual Alexandre Curi e vereadores de Araucária.

Fonte: AENoticias

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.