Paraná

Comec estuda cobrar tarifas de ônibus mais baratas nos horários de menor movimento

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) estuda iniciar neste mês de setembro a implantação de tarifas diferenciadas de ônibus nos horários de menor movimento. De acordo com o presidente do órgão, Gilson Santos, a implantação está em fase final e a primeira linha a receber o novo sistema de cobrança será a Pinhais/Guadalupe, que liga a cidade metropolitana ao Centro de Curitiba.

O objetivo da Comec é tornar o transporte coletivo mais atrativo para o usuário. Em entrevista concedida ao radialista Geovane Barreiro nesta segunda-feira (2), Santos explicou que é preciso dar demanda para o sistema. “Não podemos mais continuar perdendo usuários, senão o transporte vai continuar cada vez mais caro. Queremos dar esse atrativo e estamos iniciando o projeto-piloto e possibilitar uma tarifa menor em horários diferenciados”, disse.

A Comec ainda não definiu qual seria o valor da tarifa nesses horários, mas Santos diz que a redução precisa ser significativa para que de fato os usuários possam ser atraídos. “Óbvio que para ser atrativo, precisamos fazer algo inferior a R$ 4. Já estamos fazendo ajustes com a Metrocard, que é a empresa que gerencia a cobrança, para que o sistema de inteligência e informação possa funcionar com a cobrança deste outro valor”, concluiu.

Na capital

Em Curitiba, um projeto semelhante tramita na Câmara Municipal de Curitiba desde o início de junho. De autoria do prefeito Rafael Greca, a proposta prevê a possibilidade de cobrança diferenciada nos horários de menor uso. Atualmente, a proposta está aguardando parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Ainda não há previsão para que a proposta seja votada.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.