Bem Estar e Saúde

Coma doce para emagrecer definitivamente

COLUNA BEM ESTAR E SAÚDE – CLINICA MÉDICA SÃO VICENTE ARAUCÁRIA

Entrou de dieta e o primeiro alimento cortado da sua alimentação foi o chocolate? Olha, há grandes chances de você não conseguir emagrecer. O nosso cérebro tem vários mecanismos para você sentir prazer e comer doce é um deles.

Quando você coloca um pedacinho de chocolate na sua boca sem morder, você vai notar que ele rapidamente derrete na língua, deixando uma sensação prolongada de suavidade. Receptores linguais detectam essa mudança de textura, e acabam estimulando os sentimentos de prazer. E é aí que mora o perigo, porque se você retirar radicalmente o doce da sua alimentação, provavelmente quando comer será de forma exagerada e pode te levar a sair da “dieta”. O chocolate além de delicioso, melhora o humor e garante energia. O cacau, principal componente do chocolate, colabora na liberação de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo prazer, e de feniletilamina, um antidepressivo natural. Ainda, ele contém cafeína e tiramina, que ativam os neurônios, melhorando a capacidade de concentração e raciocínio.

Para que você consiga emagrecer sem sofrimentos, você pode comer 30g de doce todos os dias (se for chocolate são 4 quadradinhos, em média). A melhor opção de chocolate para quem está de “dieta” é o amargo, ele tem alta concentração de cacau, menos gordura e açúcar do que o chocolate ao leite ou branco. Além disso, devido ao sabor intenso do cacau, que permanece por mais tempo na boca, é mais fácil com que você fique satisfeito com a porção recomendada.

A maior dica de todas: nunca mastigue um chocolate. Deixe dissolver na sua boca e só engula quando estiver um caldinho. O melhor horário para comer é como sobremesa do almoço. Evite comer no final da tarde, com o estômago vazio, pois aumenta sua produção de insulina e vai mais atrapalhar do que ajudar no seu emagrecimento.

Dra Karine Camargo Pimentel CRN 7.883
Nutrição Adulto e Infantil

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.