Economia

Com proibição de idosos,crianças e sem provador, shoppings de Curitiba reabrem nesta segunda-feira

A grande maioria dos shoppings centers de Curitiba reabriram nesta segunda-feira (25), com horário reduzido, das 12h às 20h. Após dois meses fechados, os estabelecimentos se adequaram a uma série de normas para a reabertura em meio a pandemia do coronavírus. Entre as medidas estão, por exemplo, a proibição da entrada de idosos, gestantes e crianças menores de 12 anos. Os clientes também não poderão provar roupas ou sapatos, as liquidações estão proibidas e haverá controle dos seguranças para evitar qualquer aglomeração, tanto nos corredores quanto nas lojas (veja a lista de regras abaixo).

Adotar estas regras foi a maneira que os donos de shoppings e lojistas encontraram para poder abrir as portas. “Entendemos que a preocupação com a saúde da população é a prioridade dos governantes, mas não podemos deixar de ressaltar que os shopping centers encontram-se fechados há mais de 50 dias, gerando prejuízos enormes a uma grande quantidade de empresários e que esses prejuízos podem se transformar em fechamento definitivo de estabelecimentos comerciais e desemprego generalizado”, diz o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina, em nota.

A expectativa da ACP é que os clientes voltem a frequentar os shoppings, mas num tempo reduzido. Além disso, assim como ocorreu no comércio de rua, reaberto desde o dia 17 de abril, há a previsão de que o movimento fique em 30% do normal.

“Não incentivamos a ‘corrida’ aos shopping centers, que nas cidades onde já funcionam, demonstraram uma mudança de comportamento do consumidor, que agora tem uma permanência média de cerca de 30 a 40 minutos, contra 2h30 em tempos normais. Nas seis cidades paranaenses onde os shopping centers já estavam abertos, tem havido uma redução de 70% no número de consumidores”, completa Turmina.

Saiba os shoppings que reabriram nesta segunda-feira (25):

– Shopping Estação
– Shopping Curitiba
– Shopping Ventura Shopping Palladium
– ParkShoppingBarigui Jockey Plaza Shopping
– Shopping Cidade
– Shopping Pátio Batel
– Shopping Novo Batel
– Shopping Jardim das Américas
– Shopping Crystal

O Shopping Mueller reabre nesta terça-feira (26) ao meio-dia.

Em São José dos Pinhais na Região Metropolitana de Curitiba, o Shopping São José também reabre nesta segunda-feira.

Saiba algumas regras adotadas pelos shoppings:

  • Fica estabelecido como horário de funcionamento o período entre 12h e 20h. Estratégias locais poderão ser adotadas para redefinição do horário, sendo vedada a ampliação do mesmo;
  • Fica vedado o acesso de pessoas do grupo de risco (adultos com 60 anos ou mais, gestantes,portadores de doenças crônicas e crianças menores de 12 anos);
  • De acordo com a regulamentação, apenas pessoas com máscaras, funcionários ou público em geral, poderão adentrar aos locais, devendo permanecer o tempo todo com a proteção.
  • Fica proibido o funcionamento de atividades de lazer como cinemas, praças de entretenimento e atividades voltadas para criança.
  • Ficam vedados eventos, promoções e liquidações, a degustação de produtos e o oferecimento de brindes. Descontos promocionais poderão ser aplicados para a venda online, sem retirada no local;
  • O acesso simultâneo de pessoas nas dependências de shopping centers, centros comerciais e galerias, seja nas áreas comuns ou nas unidades comerciais e, inclusive nos sanitários fica limitado a proporção máxima de uma pessoa a cada 9 m², consideradas as áreas livres, garantindo ainda a manutenção do afastamento de 2 metros entre as pessoas.
  • Fica vedado o acesso de pessoas com sintomas de síndrome gripal;
  • Recomenda-se a utilização de termômetros para aferição da temperatura dos trabalhadores e dos clientes antes do acesso ao estabelecimento;
  • Insumos para higiene de mãos (lavatório com sabonete líquido, toalhas de papel descartáveis, lixeiras dotadas de tampa com acionamento sem contato manual e/ou dispensador de álcool 70%) devem estar disponíveis em pontos estratégicos.
  • Fica vedada a prova de vestimentas em geral, acessórios, bijuterias, calçados, entre outros

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.