
Da Redação com AEN
Com o fenômeno La Niña em atuação, o começo da primavera promete ser chuvoso e com temperaturas amenas. De acordo com previsão do Instituto Meteorológico Simepar divulgada nesta quarta-feira (21), o La Niña é um fenômeno natural marcado pelo resfriamento das águas na porção equatorial do Oceano Pacífico e causa grande impacto nas condições climáticas do Paraná. A primavera começa oficialmente às 11h21 desta quinta-feira (22).

Foto: Arquivo AEN
Para o primeiro dia da estação, as temperaturas mais baixas estão previstas para a região sul do estado. Em Curitiba, os termômetros devem variar de 11°C e 23°C para esta quinta.
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) emitem nesta quinta-feira (22) o último boletim do serviço “Alerta Geada” neste ano. Com a chegada da primavera, não há mais risco de ocorrer o fenômeno na região cafeeira do Estado. A recomendação aos produtores que amontoaram terra no tronco dos cafeeiros é retirar imediatamente a proteção, procedimento que deve ser feito com as mãos para evitar danos às plantas.
Mais para o final do ano, o volume de precipitações deve diminuir, com risco até de estiagens nas diversas regiões produtoras do Paraná, aponta o Simepar.