Paraná

Com cruzes e caixões, motoristas e cobradores fazem passeata pedir segurança

Em novo ato da série de mobilizações que pede mais segurança no transporte coletivo, motoristas e cobradores de ônibus realizaram uma caminhada na tarde desta quarta-feira (20), no Centro de Curitiba. A principal reivindicação da categoria é a instalação de câmeras de segurança com monitoramento online 24 horas, integradas aos órgãos de segurança pública. Alguns manifestantes carregaram caixões e cruzes com objetivo de simbolizar colegas já mortos pela violência e chamar a atenção para possíveis novas vítimas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sindimoc), Anderson Teixeira, os caixões servem para chamar a atenção e sensibilizar para que a população cobre mais segurança das autoridades. “Aqui temos comerciantes e trabalhadores, que são os usuários do transporte coletivo. Enquanto algumas linhas nunca passaram por um assalto, outras tiveram até quatro no mesmo dia e é isso que queremos mostrar”, disse.

O protesto saiu da Praça Rui Barbosa e seguiu até o Calçadão da XV de Novembro. Além do pedido de câmeras, a categoria quer uma Delegacia Especializada em Crimes no Transporte Coletivo e mais viaturas da Guarda Municipal dedicadas exclusivamente ao patrulhamento dos ônibus.

Sobre os novos passos da mobilização, Teixeira deixou claro que nenhuma paralisação está programada, mas que nesta quinta a categoria se reúne para avaliar tudo o que ocorreu até o momento. “Temos uma reunião sobre segurança com o comitê metropolitano e, em seguida, nos reunimos no sindicato para que possamos decidir novas medidas”, explicou.

Em nota, a Urbanização de Curitiba (Urbs) informou que conta com 500 câmeras de monitoramento em terminais do transporte coletivo e estações-tubo, conectadas 24 horas ao Centro de Controle de Operação (COC). “Além disso, os ônibus da frota das linhas urbanas contam com botão de pânico, o acionamento pode ser feito pelo motorista ou cobrador em caso de emergência. Quando acionado o sistema alerta o COC e também as empresas de ônibus. A Urbs está junto com a Comec na Comissão de Segurança e a Guarda Municipal criou a Patrulha do Transporte”, informou a administração municipal

 

BANDAB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.