CuritibaRMC

Com 50% de volume nos reservatórios pela 1ª vez em 10 meses, rodízio pode ser reavaliado no fim do mês

Com mais de 50% de volume nos reservatórios pela 1ª vez em 10 meses, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) pode reavaliar o rodízio de água na região metropolitana de Curitiba até o fim do mês de março. Para isso acontecer, porém, é necessário que as chuvas continuem e as barragens alcancem um volume de 60%, uma vez que o outono e o inverno costumam ser os meses menos chuvosos do estado.

Em entrevista, o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, explicou que a região teve um volume maior de água nos últimos dois dias do que ao longo de todo o mês de fevereiro. “Estamos otimistas, mas é importante sempre lembrar que para uma reavaliação do rodízio, é necessário que tenhamos pelo menos 60% de volume até o fim do mês. Estamos otimistas e, se o tempo continuar generoso, temos essa possibilidade”, explicou.

A Sanepar, porém, ainda não definiu qual seria a mudança de patamar com a chegada dos 60% de volume. Entre as possibilidades, está a redução do rodízio para um dia sem água para dois com ou ainda um dia sem água para quatro com.

Nesta terça-feira (2), o volume de água era de 51,20%

Economia

Para chegar ao patamar, porém, a Sanepar reforça a necessidade de economia. A companhia afirma que as ações de incremento às barragens com captações emergenciais e a economia gerada pelo rodízio e pela população permitiram que o armazenamento de 46,6 bilhões de litros de água desde o início do rodízio, em março do ano passado, até fevereiro deste ano.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.