Araucária

Com 240km de rede óptica, Prefeitura de Araucária garante internet de qualidade e economia nas contas

A Prefeitura de Araucária informa que está em fase final de implantação da rede de fibra óptica que vai proporcionar internet de qualidade para todas as suas estruturas municipais (escolas, CMEIs, CRAS, UBS…). Esta rede está saltando de 100 km para 240 km, já ganhou maior estabilidade, trará mais economia nos custos de telefonia e vai possibilitar que a troca de informações seja mais rápida entre as unidades municipais, bem como a realização de novos serviços em benefício da comunidade. O investimento é de R$ 10 milhões e inclui a implantação de dois Datacenters importantes para garantir a estabilidade do sistema. Este trabalho serve como base para transformar Araucária em uma Cidade Digital.

A unidade básica de saúde (UBS) do Capinzal (área rural) é uma das unidades que contará com acesso à internet para melhorar seus atendimentos. Até então, o registro de todos os atendimentos no sistema do Ministério da Saúde dependia do deslocamento de um servidor dessa UBS para uma estrutura de saúde na área urbana. Com a internet de qualidade no local será possível realizar, de maneira imediata, atendimentos como a inclusão de novos cadastros ou atualização, além da emissão do cartão nacional de saúde na hora e na própria unidade. A mesma situação é encontrada em outras UBS e unidades de apoio da área rural. A boa notícia é que todas elas serão beneficiadas com a Infovia. Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Vila Angélica e Jardim Plínio também passaram a contar com internet de qualidade. 

A ampla rede de fibra óptica está estruturada para que, em caso de interrupção em algum dos pontos (por falta de energia, por exemplo), o serviço de internet seja mantido graças a outras conexões disponíveis. O mesmo vale para o Datacenter; caso um deles tenha problema o outro consegue manter a conexão para as estruturas da Prefeitura. Vale registrar que os 100 km de rede óptica mais antigos serão substituídos por questão de atualização de tecnologia. No momento, 101 dos pouco mais de 160 estruturas da Prefeitura já estão integrados à Infovia. 

Graças às conexões via rede óptica, todas as unidades da esfera municipal poderão utilizar o sistema de telefonia via internet (VOIP), já disponível na Unidade de Pronto Atendimento de Araucária (UPA). De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, a Prefeitura tinha 1.430 linhas telefônicas e deve permanecer apenas com cerca de 120 linhas. Com a utilização da telefonia via internet, a expectativa é de que o custo mensal de telefonia caia cerca de 90%.

A conclusão da Infovia abre possibilidades para a realização de diversas ações em benefício da comunidade local. Entre essas possibilidades estão, por exemplo, a disponibilização de sinal de internet grátis em espaços públicos (como praças) e a utilização de sistemas de câmeras voltadas para a segurança pública.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.