AraucáriaColunas

Coluna Psicologia no Ar: Psicologia do esporte

Por Andressa Kasecker / Araucária no AR

A psicologia do esporte é uma nova ciência que visa melhorar a performance de qualquer atleta, em qualquer esporte. Ela vem atuando em situações que envolvem, temas como: motivação, personalidade, agressão, violência, lideranças, bem-estar psicológico de atletas .

O Psicólogo irá fazer uma analise dos comportamentos dos atletas e descobrir de que forma os fatores psicológicos influenciam em seu desempenho físico. Questões emocionais tem ligação direta na forma como atuamos em qualquer momento de nosso dia.

Existem várias área que podem ser destacadas dentro da psicologia do esporte, como por exemplo: esporte de rendimento, esporte escolar, esporte recreativo,  esporte de reabilitação.

A motivação é fundamental na busca de qualquer objetivo, ela é a direção a intensidade dos nossos esforços, a tal da “força de vontade. Você sabe o que te motiva¿  Para que tal pergunta possa ser respondida, é necessário muito auto conhecimento, pois a motivação é muito particular, cada pessoa se motiva por algo, alguma coisa ou alguém… Um elemento importante para se manter motivado, é a capacidade de aceitar diversidades e momentos de dificuldades,  não desistir, procurar alternativas para continuar sua busca.

Colocar-se em seu melhor estado competitivo antes de uma competição é extremamente importante para um bom desempenho. A combinação mental e física é um fator chave que distingue os atletas melhor sucedidos. Deixar a saúde mental em dia propicia benefícios diários em todas as áreas em que a emoção aparece, dedicar-se a si mesmo é importante em todos os sentidos.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.