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COLUNA PSICOLOGIA NO AR: Dislexia

Por Andressa Kasecker

A aprendizagem é um processo complexo, que leva tempo e dedicação. No entanto, as vezes nos esbarramos com alguns distúrbios que a deixam mais difícil para muitas crianças, entender um pouco mais sobre isso ajuda a lidarmos melhor com as dificuldades.

A dislexia  é um transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica e seu principal sintoma é a dificuldade de reconhecimento preciso e fluente da palavra, na habilidade de decodificação e na soletração.

“Dificuldade duradoura da aprendizagem da leitura e aquisição do seu mecanismo, em crianças inteligentes, escolarizadas, sem qualquer perturbação sensorial e psíquica existente” (Victor da Fonseca, 1999)

Alguns indicativos são:  Dificuldade de pronunciar fonemas, dificuldade com rimas, inversão de letras e palavras, dificuldade de separar e sequenciar sons, dificuldade na compreensão de textos, dificuldade concentração, dificuldade em copiar da louça, desorientação geral.

O diagnóstico de dislexia pode ser feito por um neurologista, médico, psicopedagogo ou neuropsicologo. É importante ressaltar que a dislexia não esta associado a inteligência e a capacidade de pensar, não significa falta de motivação ou vontade de aprender, não é um problema psicológico de comportamento ou social. “É um funcionamento peculiar do cérebro para o processamento da linguagem.”

As dificuldades apresentadas pelas crianças a longo e médio prazo, tem impacto em sua auto estima, aumentando os níveis de stress e frustração quando em momentos de avaliação escolar ou leitura. È fundamental uma intervenção precoce, para que a criança consigo desenvolver seu método de aprendizagem e ter autonomia em relação a suas dificuldades da leitura e da escrita.

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Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

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