AraucáriaColunas

Coluna PSICOLOGIA NO AR – Autismo

 

Por Andressa Kasecker / Araucária no Ar

O autismo, ou transtorno de espectro autista (DSM IV) é uma condição que causa desordens no desenvolvimento cerebral, mas por enquanto os estudos realizados para a descoberta do porquê tais desordens acontecem não chegaram ainda a uma conclusão única e satisfatória.

O diagnóstico do autismo pode ser confirmado quando a criança ainda é pequena, depois dos anos de idade fica em investigação para a confirmação posterior. Ele é feito por um médico, que poderá indicar a melhor forma de tratamento.

È uma condição permanente, porém existem graus diferentes, e cada indivíduo possui características únicas, portanto mudam de um para outro. Os principais sintomas são: ausência de contato interpessoal, dificuldade na fala, movimentos repetitivos, deficiência mental, egocentrismo, dificuldade de estabelecimento de contato visual, dificuldade em ferramentas de comunicação (dar tchau, apontar), dificuldade de compreensão.

O transtorno aparece na maior parte de vezes em meninos, não existe um padrão, cada um precisa de tratamento específico para suas dificuldades, algumas medicações são implantadas para o controle dos sintomas e serviços com os de: psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia ajudam no desenvolvimento.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.