Colunas

Coluna Psicologia no Ar: ANSIEDADE

Por Andressa Kasecker

O assunto desta semana é um problema comum dentro de nossas casas. Grande parte da população tem dificuldades relacionadas ao controle da ansiedade.

A ansiedade na maior parte das vezes está relacionada a preocupação,  uma ocupação antecipatória em nossa mente sobre algo que acontecerá ou que receia que acontecerá no futuro. Quando se desregulada é necessário trata-la, pois normalmente seu quadro tem tendência progressiva.

A ansiedade tem origem em nossos pensamentos, nós interpretamos os acontecimentos e situações, dando-lhes significados que nos fazem sentir nervosos e preocupados.

Quando a ansiedade é excessiva podemos notar mudanças físicas (tontura, falta de ar, dor no peito, palpitações, dor de barriga, distúrbio de sono)  e mentais (nervosismo, dificuldade de concentração, medo constante, pensamento acelerado) Algumas formas de transtornos relacionados a ansiedade são: síndrome do pânico, Fobias, Estresse pós- traumático, Transtorno obsessivo compulsivo, distúrbio de ansiedade generalizada.

Como tratamento, a psicoterapia tem respostas positivas e é o mais indicado em tais casos, porém aqui vão algumas dicas que podem ajudar no combate a ansiedade: Faça algumas respirações profundas, controlando a entrada e a saída do ar dos pulmões, aproveite cada respiração para se concentrar no caminho que o ar segue dentro de você. Faça exercícios físicos, com a liberação de serotonina e endorfina os níveis de ansiedade tendem a baixar. Busque formas de relaxar, o lazer traz grandes benefícios a saúde.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.