AraucáriaColunas

Coluna PSICOLOGIA NO AR: Ansiedade infantil

Por Andressa Kasecker / Araucária no Ar

 

A ansiedade é uma emoção normal, ela é adaptativa, é importante ao passarmos por situações de perigo ou de desafios. No entanto, quando fora de controle, ela pode ter grande impacto negativo no dia a dia, tanto em adultos quando em crianças, hoje falaremos especificamente de como os transtornos de ansiedade podem afetar na vida de uma criança.

Dentre os transtornos psiquiátricos mais comuns em crianças , atrás apenas do TDAH ( transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e de conduta, vem os transtornos de ansiedade. Cerca de 10% dos pequenos tem problemas no controle da ansiedade, e cinco em cada dez destes passarão durante sua vida por algum episódio depressivo por conta disto.

Durante a infância os transtornos de ansiedade mais frequentes são os transtorno de ansiedade de separação, transtorno de ansiedade generalizada, as fobias específicas, fobia social e o transtornos de pânico.  

Os indivíduos com ansiedade descontrolada percebem o mundo como um lugar perigoso, que precisa de constante vigilância, são sensíveis a estímulos que sugerem reprovação e sofrem de auto crítica exagerada, tendo auto- estima baixa. Tais transtornos podem prejudicar a vida social da criança, podem causar dificuldades de aprendizagem, nervosismo em excesso, dentre outras.

Coordenador do Programa de Transtornos de Ansiedade na Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, Fernando Ramos Asbahr compara a percepção do ansioso a um sensor desregulado de incêndio, que alaga um prédio inteiro por conta de um riscar de fósforo. “A ansiedade pode até atrapalhar o desenvolvimento, mas o problema é quando altera o dia a dia. A criança não consegue ir para a escola, não entra numa loja, tem problemas de convivência”, afirma.

Para os papais com filhos ansiosos seguem algumas dicas que podem ajudar a controlar o problema. Usar técnicas de respiração e relaxamento com os pequenos pode ajudar e principalmente tentar não se zangar, e sim trabalhar em equipe com a criança. É importante ressaltar que pais nervosos acabam por criar filhos ansiosos.

 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.