Política

Coligação aprova afastamento da candidatura de Beto Richa ao Senado

A coligação Paraná Decide, que é encabeçada pela candidata à reeleição Cida Borghetti (PP), aprovou o afastamento da candidatura de Beto Richa (PSDB) ao Senado. Em nota enviada à imprensa no começo da noite desta segunda-feira (17), o grupo informou que analisou e aprovou por maioria o pedido da governadora para a retirada do tucano da chapa. “A determinação foi repassada ao departamento jurídico para que formalize o pedido ao TRE [Tribunal Regional Eleitoral]”, informa a nota.

O pedido de Cida foi feito aos partidos após a prisão de Richa na Operação Rádio Patrulha, do Ministério Público do Paraná (MP-PR). Em coletiva de imprensa concedida em Toledo, no oeste do Paraná, ela já havia adiantado o pedido. “Não aceito, não admito, não compactuo com nenhum ato de desvio de conduta. Quando assumi o Governo do Estado um dos meus primeiros atos foi a criação da Divisão de Combate à Corrupção”, afirmou Cida.

 Após deixar a prisão na madrugada de sábado, Beto Richa afirmou que retomaria a campanha para o Senado Federal. Mesmo com o afastamento aprovado, o tucano afirma que sua candidatura é “irreversível”.

Rádio Patrulha

A Operação Rádio Patrulha investiga o programa Patrulha do Campo, do Governo do Paraná, no período 2012 a 2014, apurando-se indícios de direcionamento de licitação para beneficiar empresários e pagamento de propina a agentes públicos, além de lavagem de dinheiro e obstrução da Justiça.

Dos 15 investigados presos, 14 foram soltos por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, na sexta. Entre eles, está o ex-governador Beto Richa (PSDB), apontado pelo MP-PR como o “líder do grupo criminoso”. Ao sair da prisão, ele afirmou que foi vítima de uma “crueldade enorme”. “Não merecia o que aconteceu. Estou de cabeça erguida. Continuo respondendo a todas as acusações”, comentou.

Fonte: Banda B – 18/09/2018

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.