Paraná

Colheita e venda de pinhão estão liberadas no Paraná

pinhc3a3o-2A colheita e a venda do pinhão estão autorizadas no Paraná a partir desta quarta-feira (1º). A data é estipulada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) com o intuito de garanti a maturação do fruto e preservar a Araucária – árvore típica da região ameaçada de extinção.

Ainda para conservar a espécie, existem normas e instruções para a colheita do pinhão. Elas estão descritas na portaria do IAP nº 046/2015.

Independentemente da data, a comercialização das pinhas imaturas, aquelas com coloração verde e que têm o pinhão com casca esbranquiçada e úmida, é proibida. A portaria também proíbe o abate dos pinheiros nativos adultos portadores de pinhas nos meses de abril, maio e junho.

Quem for flagrado cometendo alguma irregularidade está sujeito a multa.

G1

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.