Araucária

Coleta de lâmpadas, pilhas e baterias é realizada no comércio de Araucária; confira os locais

Uma parceria com o comércio de Araucária tem incentivado o descarte adequado de lâmpadas, pilhas e baterias. O consumidor pode dar a destinação correta dos itens de forma gratuita, basta procurar os locais de coleta cadastrados.

Atualmente há sete PONTOS DE COLETA DE LÂMPADAS em Araucária, gerenciados pela Reciclus. A organização é responsável é pelo encaminhamento de cada um dos elementos das lâmpadas para o armazenamento correto de componentes nocivos e reciclagem das outras partes, como o vidro. Participam da iniciativa: COMAB, Condor, Raksa, Eletrorastro e Balaroti.


Para o DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS, o consumidor deve procurar os pontos de descarte disponibilizados pela Gestora para Logística Reversa de Eletrônicos Green Eletron. Estão no programa de coleta as empresas Droga Raia e também a Sicoob Sul.


Por que descartar corretamente?
Os materiais acima citados devem ser reciclados/descartados de forma cuidadosa por empresas especializadas. Embora possam ser compradas em diversos lugares, o seu descarte não pode ser feito da mesma forma. Isso porque contêm metais tóxicos, como chumbo, cádmio e mercúrio – prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. Por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente orienta que esses produtos não sejam guardados em casa e sim, descartados sempre que necessário. Os pontos de coleta encontram-se em locais estratégicos para facilitar a logística.


Legislação
As Resoluções nº 257 e 263 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, determinam que pilhas e baterias devem ser devolvidas aos seus fabricantes para que sejam descartadas corretamente, reutilizadas ou recicladas. Há ainda a Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê que esta devolução deve se dar por meio do processo denominado “Logística Reversa”, no qual o consumidor devolve os resíduos ao varejista de quem adquiriu o produto e este os destina adequadamente aos fabricantes.


Pontos credenciados de coleta de lâmpadas em Araucária

 LocalEndereço
COMAB 1Rua Pedro Nolasco Pizzatto, 80
COMAB 2Avenida Archelau de Almeida Torres, 1235
RAKSARua Vereador Abílio Fruet, 56
CONDOR – LOJA 23Rua Heitor Alves Guimarães, 800
CONDOR – LOJA 45Rua Capivari, 65
ELETRORASTRO Estrada Rod. BR 476, 8048
BALAROTI Avenida Dr. Victor do Amaral, 1314
  • Postos credenciado para descarte de pilhas e baterias
LocalEndereço
DROGA RAIA Av. Dr. Victor Do Amaral, Sn, 0. Centro.
SICOOB SUL – 13Avenida Doutor Victor do Amaral, 391. Centro.

SCMS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.