Araucária

Colégio de Araucária usa aplicativo que aumenta a segurança e reduz o trânsito ao redor das escolas

dsc03210-e1412805380433A ferramenta otimiza o processo de retirada dos alunos, diminui o tempo de espera dos pais e gera mais segurança 

 

O Colégio Metropolitana, de Araucária, Paraná, é a primeira a adotar o aplicativo “Filho Sem Fila” como meio de melhorar a fluidez do trânsito e aumentar a segurança no horário de saída de seus alunos. Hoje, essa questão é um problema constante no Brasil. Segundo os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), circulam pelas ruas e estradas do país cerca de 45 milhões de veículos.

 O Instituto de Estudos Avançados da USP calcula perdas diárias de 11 milhões de reais com tempo e combustível nos congestionamentos, além de considerar a média de 80 quilômetros de lentidão por dia, com picos de 200 quilômetros. Os congestionamentos custam muito dinheiro, prejudicam a saúde e atrapalham o crescimento do país. Portanto, amenizar o problema é um importante incentivo ao desenvolvimento econômico e social.

 Pensando nisso, a Intuitive Appz desenvolveu o aplicativo “Filho Sem Fila” com o intuito de realizar a saída dos alunos com mais segurança e comodidade para os pais, sem prejudicar a rotina do bairro em que os colégios estão instalados.

O aplicativo

Criado de forma pioneira pela Intuitive Appz, desenvolvedora brasileira de interações digitais para dispositivos móveis, o aplicativo funciona da seguinte maneira: quando os pais se aproximam da escola, em um perímetro que será determinado pela instituição, usam o aplicativo para informar que estão chegando. Nome e foto da criança aparecem, então, em um tablet na portaria, junto com fotos e dados dos responsáveis autorizados a buscar o estudante, que será preparado para a saída antes mesmo de seu pai ou mãe chegar.

 Além disso, para os pais, o aplicativo oferece a aba Agenda, na qual podem saber sobre lições de casa e estudos; o menu Notícias, que os mantém informados sobre os acontecimentos do colégio, além de poder fazer a gestão de autorizações e históricos de chamadas.

 no colégio, tem-se acesso à relação de autorizações com fotos, para facilitar a identificação dos responsáveis. E pode haver TV´s posicionadas no pátio, para mostrar as fotos dos alunos que saberão que seus pais estão por perto. 

 Já está em desenvolvimento uma versão para os alunos, que avisará quando os pais estão chegando, além de permitir que verifiquem lições de casa e matérias de estudo, a visualização de notas e do horário das aulas. Outro aperfeiçoamento será a criação de uma pulseira, para os estudantes, que vibrará quando os pais estiverem chegando.

 “Hoje em dia, o trânsito tem sido um problema constante e, com esse aplicativo podemos oferecer uma solução que ajuda a otimizar o tempo dos pais com mais segurança e, ao mesmo tempo, minimizar o congestionamento nos horários de saída dos estudantes”, explica Leo Gmeiner, sócio-diretor da Intuitive Appz e idealizador do aplicativo.

Sobre a Intuitive Appz

A Intuitive Appz, vencedora de dois prêmios Tela Viva Móvel, é uma desenvolvedora brasileira de interações digitais para dispositivos móveis e outras plataformas que, desde 2010, tem criado e desenvolvido aplicativos para empresas como Qualcomm, Foroni, Mattel, Disney e Red Bull, entre outras marcas, utilizando tecnologias como Realidade Aumentada, RFid e outras.

Recentemente, em uma joint venture com a especialista em sensores para pontos de venda, E-Wall, criou a e.beacon para trazer ao mercado brasileiro um sistema confiável que envolve beacons, micro e macrolocalização, promovendo conteúdo geolocalizado e relevante para aplicações em marketing one-to-one, como campanhas, ações de guerrilha e eventos.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.