Paraná

Cobrança do licenciamento de veículos começa nesta segunda (3) no Paraná

Começa nesta segunda-feira (3) e segue até novembro a cobrança do Licenciamento Anual para veículos emplacados no Paraná pelo Departamento de Trânsito (Detran) do estado. A taxa é de R$ 68,42 e a data de vencimento varia de acordo com os dígitos finais da placa do veículo (veja relação abaixo).

O pagamento pode ser feito no Banco do Brasil, Sicredi, Bancoob e Banco Rendimento. Para realizar o pagamento, o Detran disponibilizou um passo a passo para retirar o protocolo por caixa eletrônico e fazer o pagamento em uma agência ou banco conveniado na aba “Licenciamento Anual” (ao final da matéria). Clientes do Banco do Brasil podem realizar o pagamento no caixa do autoatendimento ou pela internet.

Para quitar a taxa é preciso estar em dia com os demais débitos, como multas, Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) ou Dpvat. Depois do pagamento do Licenciamento Anual, o Detran emite o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e envia-o por correio.

Quem precisar atualizar o endereço de cadastro pode fazer pelo site do Detran clicando nas abas “Veículo” e em seguida “Licenciamento Anual”. Caso a entrega não tenha sido feita em dez dias, é possível consultar no site do Detran em “Entrega do CRLV”.

Como o porte do documento CRLV é obrigatório e em sua forma original, quem for flagrado com veículo não licenciado estará cometendo uma infração gravíssima segundo o Código de Trânsito Brasileiro. A multa é R$ 191,54, a penalidade é de sete pontos na Carteina Nacional de Habilitação. Como medida administrativa, o veículo é apreendido.

Confira os prazos de pagamento de acordo com o final da placa do automóvel:

Placas com final em 1 e 2 – agosto

Placas com final em 3, 4 e 5 – setembro

Placas com final em 6, 7 e 8 – outubro

Placas com final 9 e 0 – novembro

Passo a passo para retirada do protocolo:

1 – No caixa automático, apertar a tecla entra e selecionar a opção consulta

2 – Selecionar protocolo para pagamento on-line

3 – Selecionar taxas Detran do Estado do Paraná

4 – Selecionar licenciamento anual / DPVAT

5 – Digitar número do Renavam

6 – Escolher a opção de pagamento do licenciamento e retirar o protocolo para pagar na agência ou banco conveniado

Gazeta do Povo

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.