Paraná

Ciclone pode atingir litoral do Paraná e trazer tempestades

noticia_778001_img1_tempestade

Um ciclone se aproxima da costa litorânea da Região Sul nos próximos dias. Os meteorologistas ainda não sabem se ele é extra ou subtropical. Segundo aviso do Epagri, instituto de tempo de Santa Catarina, trata-se de um ciclone extratropical e o alerta de tempo severo vale de segunda-feira até quinta-feira.

Ainda de acordo com o Epagri, o ciclone passará em alto-mar, a 900 quilômetros da costa. Os efeitos seriam chuvas de até 100 milímetros entre segunda a noite e quarta de madrugada, ventos médios de até 80 km/h entre terça a noite e quinta de madrugada, ressaca nas praias do litoral Sul entre terça e quinta-feira.

O Simepar também emitiu um alerta de tempestade o litoral de toda a Região Sul. “Agora o que pouco importa é o que este sistema meteorológico será… apenas uma baixa pressão ou um ciclone com características tropicais e/ou subtropicais. Isso pode ser definido posteriormente. O importante é que a previsão de sua formação/intensificação se dá em área muito próxima da costa litorânea da Região Sul; condição que requer um monitoramento constante nos próximos dias”, postou o meteorologista do Simepar, Lizandro Oliveira Jacóbsen . Segundo ele, se os prognósticos se confirmarem, existe o perigo  de ocorrer bastante chuva, ventos fortes e ressaca entre as cidades e praias do litoral sul de Santa Catarina e litoral norte do Rio Grande do Sul entre terça (10) e quarta-feira (11). No Paraná os impactos são mais preocupantes para a navegação, principalmente de pequeno porte e em alto-mar.

Para o Climatempo, trata-se de um ciclone subtropical que não deve entrar no Continente. Se for um ciclone, já tem nome: Cari – nome em Tupi Guarani. A Marinha do Brasil possui uma lista com nomes em ordem alfabética para batizar os sistemas tropicais e subtropicais que se formarem na área marítima do Atlântico Sul sob responsabilidade do Brasil).

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.