
Uma das manobras mais arriscadas realizadas por uma minora nas estradas brasileiras é a “quebra de asa”, que acontece por iniciativa do motorista – uma brincadeira perigosa e insensata – ou pelo desequilíbrio involuntário do caminhão em razão de outros fatores, como irregularidade da pista ou da velocidade acima do limite de segurança. Motoristas que realizam a “quebra de asa” podem responder pelo crime de direção perigosa, podendo até provocar algum acidente com outro veículo.
Foi isso que aconteceu com um motorista da Cia Verde Logística, de Araucária. No momento da manobra, inúmeras pessoas estavam na pista filmando e comemorando o que o motorista havia feito. Após constatar os fatos, a empresa bloqueou o veículo, enviou outro motorista para continuar a viagem e posterior afastamento do colaborador, entrou com ação contra o mesmo. Em julgamento, a Juiza assistiu os vídeos que viralizaram na internet causando grande prejuízo à empresa e entendeu que a manobra não trouxe apenas danos a empresa mas poderia ter sido fatal à várias pessoas que la estavam. O motorista terá que pagar cerca de 9 mil reais de indenização à logística que afirmou que o valor será revertido a instituições de caridade.
As imagens postadas na Internet de várias manobras em diferentes estradas do Brasil, mostram o quanto essa ocorrência é perigosa, Comentários postados sobre os inúmeros vídeos que podem ser vistos na Internet e normalmente são acompanhadas de pesadas críticas de motoristas de caminhão que normalmente destacam a ameaça à segurança e os danos causados à carreta. Alguns deles são a trinca do pino rei e desalinhamento, danos à suspensão e desgaste excessivo do ombro dos pneus, embora o pior mesmo são os acidentes, como tombamento ou capotamento do caminhão.