Araucária

Centro Cultural, Casa Eliseu Voronkoff será inaugurada em Araucária

Redação com Assessoria

 

Inaugura no próximo sábado, dia 07 de abril, às 18h, a Casa Eliseu Voronkoff, um Centro Cultural que pretende ser mais do que uma escola de linguagens artísticas. O espaço já traz em seu nome o peso do legado de Eliseu Voronkoff, um multiartista, que dedicou boa parte de sua vida a fazer arte em Araucária. Eliseu teve sua trajetória interrompida pela violência, mas deixou seu exemplo de disciplina, dedicação e amor pelo teatro, pela poesia e pela dança.

Para ser tão múltipla quanto foi Eliseu Voronkoff a Casa tem parcerias com outros projetos da cidade, como o Capitu Lê, que mantém no espaço uma biblioteca livre, que possibilita a troca de livros com os frequentadores, e com o CineClube Gengibirra que exibe filmes gratuitamente e fomenta bate-papos sobre a sétima arte. E ainda vem sendo concebida toda de forma colaborativa. A identidade visual está sendo criada por Olga Camargo, a convecção da placa e dos banners estão por conta de Rhuan Zuke Amaral, a Casa ainda ganhou um vídeo, uma espécie de minidoc, do fotógrafo, Everson Santos, além de belas flores de Gislaine Senegaglia.

A Casa deseja ser um catalizador da cultura local. Quase todos os móveis foram e estão sendo fabricados pelo artesão, Adonias Oliveira Araújo. E será mantido um estande para venda de produtos de artistas locais, com livros, discos, camisetas, kits de divulgação e pequenos brindes. Existe também uma parede que abrigará exposições mensais e uma sala de ensaio que poderá ser locada para teatro e dança. A ideia é aos poucos ir ampliando a quantidade de linguagens artísticas contempladas pela Casa.

Inicialmente o projeto oferece aulas de Dança Moderna, Dança Cigana e Teatro. Todas as modalidade em vários níveis e para todas as idades. Os instrutores serão: Fernando Vidal, responsável pelas aulas de dança do Teatro da Praça durante muitos anos e integrante da Téssera, companhia de dança da UFPR. Michele Cas, professora de artes do Estado, pós graduada em cinema, pesquisadora da cultura cigana, apaixonada pela musicalidade e dança dessa etnia. Paulo Diniz, professor de teatro em Fazenda Rio Grande, ator, diretor e performer já bastante conhecido na cidade. E Ana Paula Frazão, atriz, diretora e gestora de cultural.  

Em breve além dos cursos permanentes, o espaço pretende oferecer pequenos worshops e apresentações nos finais de semana, tanto para aprimoramento técnico de artistas, quanto para despertar o gosto pelas artes. Os idealizadores do projeto, Ana Paula Frazão, Robledo de Deus e Paulo Diniz, acreditam que a arte modifica a forma de ser e estar no mundo, tornando a vida um pouco mais leve e criando consciência crítica e cidadã, sendo assim fundamental para uma formação humana digna. E garantem que ainda guardam muitas surpresas boas para as pessoas da cidade.

A Casa Eliseu Voronkoff fica na Rua Julieta Vidal Ozório, 413, no centro da cidade. Os telefones são o 41 3031 5355 e 41 9 9850 6246. E as matrículas já estão abertas.  

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.