Paraná

Centrais sindicais esperam reunir 25 mil pessoas na Santos Andrade em ato de 1º de Maio

Sete centrais sindicais vão participar de um ato na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, a partir das 14h desta terça-feira (1º). O objetivo da mobilização, além de comemorar o Dia do Trabalho, é defender a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e protestar contra a Reforma da Presidência. O evento contará com shows de Maria Gadú, Beth Carvalho, Ana Cañas e Renegado. A expectativa da organização é de que cerca de 25 mil pessoas participem das manifestações.

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a partir das 16h, haverá ainda um ato político com a presença de parlamentares, presidentes das centrais sindicais e representantes de movimentos populares. A mobilização unificada é inédita e será sediada em Curitiba justamente por ser a cidade onde Lula está preso, desde o dia 7 de abril.

Antes do ato nacional, durante a manhã desta terça, o grupo de apoiadores do ex-presidente que está acampado próximo à sede da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida, deve recepcionar caravanas de todo o país que chegam para participar da manifestação na Santos Andrade. A ideia é realizar uma passeata do acampamento até a praça, no Centro da capital.

O percurso da caminhada, de 8 km, deve causar interdições no trânsito de pelo menos sete bairros da cidade no feriado.

Esquema de segurança

Um esquema especial de segurança deverá ser montado pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp) para as comemorações do dia 1º de maio organizadas pelas centrais sindicais. No entanto, por questões estratégicas, a Sesp não vai divulgar detalhes do esquema, segundo a assessoria de imprensa.

Hoje pela manhã, a governadora Cida Borghetti realiza uma reunião no Palácio do Iguaçu com representantes de vários órgãos de segurança para tratar sobre o assunto. Foram convocados autoridades da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, do Departamento Penitenciário, da Polícia Rodoviária Federal, do Tribunal de Justiça, Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, Guarda Municipal, de sindicatos e outras entidades do setor.

 

BANDAB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.