Araucária

CCZ orienta sobre prevenção à raiva transmitida por morcegos em Araucária

A Vigilância Epidemiológica em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses de Araucária publicou um boletim informativo falando sobre alguns cuidados que a população deve ter para se prevenir contra a raiva, doença que pode ser contraída principalmente através de contatos com morcegos. Apesar de a doença estar controlada no país, podem acontecer casos isolados da transmissão, já que alguns desses animais podem estar contaminados.

A principal recomendação é que não se toque no animal, pelo perigo de levar um arranhão ou uma mordida, contatos que possuem alto risco de infecção pelo vírus causador da doença. “Se o animal entrar na sua casa, deixe as janelas abertas para que ele saia sozinho. Não tente pegá-lo ou espantá-lo. Se entrar em contato direto com ele, procure a unidade de saúde mais próxima para iniciar o tratamento preventivo contra a doença”, elenca a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Alexsandra Tomé.

A profissional complementa dizendo para ninguém matar esses mamíferos, pois são importantes para o equilíbrio da fauna e flora e executam papel importante no controle de insetos. Outro lembrete é que nem todos os morcegos estão contaminados pela doença, por isso não há motivo para pânico, apenas é recomendável que essas medidas profiláticas sejam adotadas. O boletim completo pode ser acessado pelo link.

CCZ

Solicita-se também que se for encontrado esse animal morto, que seja avisado o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para recolher o exemplar e fazer o exame da doença, para que, caso positivo, seja notificada a incidência, o que contribuirá para fazer o mapeamento de áreas de risco e sejam programadas ações pontuais quando necessário.

Recomenda-se ainda que não se deixe animais domésticos entrarem em contato com esse animal silvestre, pois também podem ser contaminados. Nesse sentido, é importante que a vacinação antirrábica dos animais de estimação esteja sempre em dia. A vacinação é anual e pode ser realizada gratuitamente para cães e gatos pelo CCZ. Os telefones do serviço são 3901-5286 / 3901-5078/ 3901-5282/ 3901-5296.

Sobre a raiva

É uma doença grave, causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central, podendo trazer alterações de comportamento, paralisia e até morte. Pode ser transmitida por mamíferos contaminados, geralmente cães, gatos, morcegos, bois, cavalos e outros animais silvestres.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Tags

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.