Araucária

“Castração Solidária” teve etapa específica para cães e gatos sob a guarda de protetoras cadastradas no município

Nesta semana, 272 animais (entre cães e gatos) sob a guarda de protetoras cadastradas na Prefeitura de Araucária foram atendidos pelo programa Castração Solidária. A unidade móvel do programa esteve no Parque Cachoeira entre segunda e quarta-feira (21 a 23/01) para realizar as castrações agendadas. No total, serão 3.200 animais atendidos. O programa é voltado para atender a animais de pessoas de baixa renda e de protetoras cadastradas e ocorrerá em diversas regiões da cidade. O cadastro para o serviço deve ser realizado via Central da Cidadania, recurso disponível no site da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br).

A protetora Ieda Maria levou cerca de 27 cães para a castração. Segundo ela, a economia com essa ação é de quase R$ 300 por animal; sem falar no macacão cirúrgico entregue para as fêmeas e os remédios do pós-operatório que foram disponibilizados gratuitamente. “Os veterinários são muito atenciosos e deram os remédios certos de acordo com o peso do cachorro”, destacou Ieda. A atuação das protetoras de animais é fundamental nos cuidados com cães abandonados. A Prefeitura mantém um cadastro de protetoras tem buscado trabalhar em conjunto com elas. Mais informações sobre esse cadastro com a Secretaria de Meio Ambiente: 3614-7480.

A unidade móvel do programa realiza o procedimento em vários animais ao mesmo tempo. Os moradores também recebem orientações sobre os cuidados que devem tomar no período pós-operatório dos animais. Entre as vantagens da castração em cães e gatos estão: a redução da agressividade, o combate à superpopulação, a prevenção ao câncer e o aumento do tempo de vida. Podem ser castrados animais de 6 meses a 7 anos de idade.

Cadastro – Moradores interessados em ter seu cão ou gato castrado podem agendar pela Central da Cidadania (site da Prefeitura – link disponível na barra de serviços localizada na parte superior da página). É preciso realizar um rápido cadastro no site para ter acesso à Central da Cidadania – e depois selecionar “animais” e, na sequência, “castração de cães e gatos”. Entre as informações necessárias para solicitar a castração está o Número de Identificação Social (NIS). Ao se aproximar uma nova etapa de procedimentos cirúrgicos, a Prefeitura entra em contato com o proprietário do animal, conforme contatos cadastrados.

 

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.