Redação

Carteira de Trabalho pode ser acessada pelo celular ou computador

A Carteira de Trabalho tradicional em papel não é mais exigida para contratação em grande parte dos casos. O acesso das informações anteriormente colocadas no documento físico pode ser feito de modo totalmente digital. Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/. Um manual para realizar o primeiro acesso do documento está disponível no site do Ministério do Trabalho.

O acesso virtual traz benefícios como a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital é emitida a todos os brasileiros e estrangeiros que possuírem o Cadastro de Pessoa Física – CPF, estando habilitada após o primeiro acesso. A Agência do Trabalhador de Araucária orienta que as pessoas acessem o documento digital quando puderem, para irem se familiarizando com a ferramenta. Outra recomendação é para guardar o documento físico antigo, pois continua sendo útil para comprovar trabalhos antigos.

Nos casos em que o usuário não consiga gerar a senha para acesso à Carteira de Trabalho digital pelo aplicativo ou pela internet (ou nos casos que já tenha feito um cadastro e não lembre a senha ou não consiga recuperá-la), pode-se recorrer a uma unidade das Superintendências, Gerências e Agências do Trabalhador.

Serviço
A Agência do Trabalhador de Araucária fica localizada na Rua Álvaro Linhares Ehlke, 333, Sabiá. Horário de atendimento das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3642-4691 ou 3642-1865.

*Com informações do Portal do Ministério do Trabalho.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.