Paraná

Carnaval deve atrair mais de um milhão de foliões ao Litoral

antonina-dom_10_-_001

Os preparativos para o carnaval no Litoral paranaense estão indo de vento em popa. Os últimos detalhes estão sendo acertados. Folia de rua, blocos carnavalescos, trios elétricos e desfile de escolas de samba compõem a programação nas sete cidades: Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba e Guaratuba.

Neste ano, as cidades litorâneas devem receber cerca de 1 milhão de foliões. A estimativa é da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral), com base no público do ano passado, que também foi de 1 milhão de visitantes, conforme explica Carlos Dalberto Freire, presidente da associação.

Para abrilhantar ainda mais a festa, Antonina, que tem um dos melhores carnavais do estado, completa 300 anos em 2015. Os preparativos para a folia animaram a cidade. O bloco folclórico Boi Barroso, que surgiu em 1920 e foi retomado em 2008 pela família de Josemeri Pinto Maier, é um dos mais esperados. “Somos conhecidos como a família Pinto Louco, porque participamos do carnaval desde criança com meus pais. Nós desfilamos nas escolas de samba e agora fazemos também o desfile do bloco”, conta “Dona Jose”. Com quatro irmãs e um irmão, o bloco sempre saiu com toda a família na rua e cede espaço para outros brincantes que queiram participar. Em 2014, foram mais de 600 pessoas e a expectativa é que a aumente nesse ano.

Desfilar com o Boi Barroso é fácil. As fantasias são confeccionadas pela própria família com o auxílio de vizinhos e amigos. Os gastos com tecidos, fitas e outros materiais é pago com a venda de boizinhos feitos de material reciclável. Além disso, alguns foliões contribuem com R$ 10.

“Se você conhece alguém que quer desfilar aqui esse ano é só ligar pra gente que está tudo certo. Se tiver crianças, pedimos a certidão de nascimento para fazer o crachá de identificação, e os responsáveis precisam desfilar junto”, explica Delma Pinto. O telefone para reservar fantasias é (41) 3432-3975. O primeiro desfile acontece no Banho de Mar à Fantasia, em Paranaguá. A apresentação principal é no desfile dos blocos folclóricos, em Antonina.

Trios e bandas

Guaratuba, Pontal e Guaraqueçaba também têm programação:

Guaratuba

14 e 15/02 – Trios elétricos, com saída da Praça Central às 22h30.

16/02 – Banda de Guaratuba e dois trios elétricos saem da Av. Ponta Grossa, às 22h30.

17/02 – Carnaval para crianças na Praça da Paz, atrás do Ginásio José Richa, às 16 h.

A prefeitura de Guaratuba informa que nos dias 14, 15 e 16 a Av. 29 de abril terá tráfego bloqueado a partir das 17 h.

Guaraqueçaba

De 14 a 17/02 – Blocos carnavalescos no Mercado Municipal, a partir das 20 h.

14 e 15/02 – Matinês para crianças, no Mercado Municipal, a partir das 15 h.

Pontal do Paraná

12/02 – Bloco Bunda Leste no calçadão em Praia de Leste, às 21h30.

13 a 17/02 – Trios elétricos em Shangri-la, Ipanema e Santa Terezinha, às 22 h.

15/02 – Trio elétrico em Praia de Leste, com bloco Bunda Leste, às 20 h. Carnaval Infantil em Itapoá, sede da AMOSI, às 16 h. Bloco da Esquina em Pontal do Sul, na Av. Beira Mar, às 17 h. Bateria Bola de Neve em Ipanema, às 14 h. Também no dia 16/2.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.