Araucária

Cansou de tanta chuva? O janeiro “molhado” de 2018 não foi exceção

O Instituto Tecnológico Simepar confirmou nesta segunda-feira (29) o que os curitibanos sentiram na pele neste mês de janeiro: foram apenas cinco dias sem qualquer gota de chuva. O levantamento foi realizado com base nos registros da estação meteorológica no bairro Jardim das Américas, onde fica a sede do Simepar em Curitiba.

Somente nos dias 3, 4, 5, 7 e 15 de janeiro não foram detectadas chuvas nesta área de Curitiba, o que não significa que em outros locais da cidade e da Região Metropolitana não possa ter chovido. A impressão do curitibano também é reforçada pela quantidade de chuva registrada em janeiro: foram 253 milímetros até hoje, contra a média história de 184 milímetros.

O que chama ainda mais atenção é que a enorme quantidade de chuvas no início do ano não é “exclusividade” de 2018. Segundo o próprio Simepar, em janeiro de 2017 foram apenas sete dias sem precipitação; em janeiro de 2010 e 2011, cinco dias sem chuvas.

“Um ciclo de chuvas mais representativas é normal no verão diante do fluxo de umidade somada ao calor, independentemente de deslocamento de frente fria. Isso já não acontece em outras estações, como no outono, que não tem o aquecimento ou a umidade suficiente. Já no verão existe esse aquecimento diurno, resultando em pancadas de chuvas no fim do dia”, explica o meteorologista do Simepar, Fernando Mendes. De acordo com ele, neste ano, houve a condição de manutenção das taxas de umidade muito elevadas, favorecendo a ocorrência de chuva.

A precipitação acima da média não foi exclusividade de Curitiba ou da região leste do Paraná. Segundo o Simepar, em Foz do Iguaçu, as chuvas atingiram 293 milímetros, contra a média de 175 milímetros em janeiro; em Londrina foram 341 milímetros, e a média histórica é de 234 milímetros. “Ainda há expectativa de alguma chuva entre esta segunda e terça-feira. A partir de quarta, essa condição de chuva deve amenizar”, salienta Mendes.

 

MASSA NEWS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.