AraucáriaSaúde

Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo está acontecendo nos postos de saúde de Araucária

Além da Campanha Nacional de Multivacinação (atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, conforme a situação vacinal encontrada)*, Araucária está também com as campanhas vigentes contra poliomielite – paralisia infantil (para todas as crianças na faixa etária entre 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias) e contra sarampo (para as pessoas com idade entre 05 a 59 anos). As doses estão sendo aplicadas em todas unidades de saúde.

Importante destacar que o procedimento de vacinar é seguro. Todas as unidades de saúde estão seguindo as normas e recomendações do Ministério de Saúde para minimizar o risco de disseminação da COVID-19. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os usuários levem sempre um documento oficial e a caderneta de vacinação.

Ressalta-se que em vista do risco de reintrodução de doenças já controladas ou eliminadas e da disseminação de casos de sarampo em todo o País, as estratégias e todo o empenho empregado nestas campanhas são fundamentais para a prevenção e controle de doenças na população.

Poliomielite
De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 95% das crianças do público-alvo, sendo que atualmente a cobertura vacinal do município está em 68% (dados até 13/11/2020, conforme população SINASC 2020).

Sarampo
A campanha contra sarampo deve ocorrer até 18 de dezembro para a população de 05 a 59 anos conforme situação vacinal encontrada, sendo que para a faixa etária de 20 a 49 anos a vacinação deve ser feita independente da situação vacinal encontrada (mesmo que estejam com a vacina em dia). A doença é altamente contagiosa e a vacina é a única proteção eficaz.
*Confira o cronograma de vacinação para crianças e adolescentes no site da Secretaria Estadual de Saúde (CLIQUE AQUI).

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.