Araucária

Campanha de vacinação contra gripe começou hoje em Araucária

01_vacina_h1n1Ao longo do mês de maio, entre os dias 04 e 22, a Prefeitura de Araucária irá realizar a 17ª edição da campanha de vacinação contra a influenza, gripe. O objetivo desta campanha é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da doença.

No dia 09, sábado, por ser o Dia de Mobilização Nacional da campanha, todas as unidades de saúde, localizadas na área urbana da cidade, estarão abertas das 8h às 17h para vacinação dos grupos prioritários. Nos outros dias, as vacinas podem ser aplicadas nas unidades das 7h às 18h, porém de segunda a sexta-feira.

Segundo a Secretaria de Saúde, integram os grupos prioritários que podem ser vacinados: crianças (de seis meses a menores de cinco anos), gestantes, mulheres até 45 dias no pós-parto, trabalhadores da saúde, povos indígenas, pessoas com 60anos ou mais e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, de imunossupressão, obesos, transplantados, síndromes, entre outras). Crianças fora da faixa etária do grupo prioritário, quando portadores de doenças crônicas, também podem ser vacinadas.

Segundo a secretaria de Estado da Saúde, em Araucária a meta a ser atingida na campanha é: vacinar 8.976 pessoas na faixa etária de 60 anos e mais; 3.374 crianças entre 6 a 23 meses; 5.488 crianças entre 2 a 4 anos; 1.687 gestantes; 277 puérperas; 2 mil trabalhadores da saúde e 7.384 portadores de doenças crônicas.

Prevenção
Manter hábitos saudáveis previne a gripe e outras doenças, segundo a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Leoni Machado. “A vacina é de excelente qualidade e protege as pessoas, mas não elimina a transmissão. A participação de todos é importante no sentido de prevenir e diminuir os riscos. Quando melhoramos os hábitos de higiene, melhoramos a saúde em geral”, destacou. “As pessoas devem se vacinar durante a campanha, porque depois pode não ter mais vacina”, recomendou.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.