Brasil

Campanha da Fraternidade 2015 tem como tema ” Eu vim para servir”

papa 2015

 

Passado o carnaval, que acabou oficialmente nesta terça-feira (17), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança nesta Quarta-Feira de Cinza (18) a Campanha da Fraternidade 2015, que este ano terá o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”. 2015. A Arquidiocese de Curitiba reuniu a imprensa no início da manhã para falar sobre a campanha.

De acordo com o , em sua essência, a Igreja é, antes de tudo, uma comunidade com a missão de ir, sem medo, ao encontro dos excluídos e convidá-los para seguir o Jesus. “O objetivo da Campanha da Fraternidade deste ano é abrir as portas da igreja para todos os membros batizados para que possam servir aos mais pobres e carentes”, afirmou Dom Rafael Bienasrki, administrador da Arquidiocese de Curitiba.

dom rafael

Dom Rafael também explicou o cartaz da Campanha, que traz o Papa Francisco beijando os pés de um homem com a frase “Em vim para servir”. “Este quadro relembra a cerimônia da Santa Ceia em que Jesus beijou os pés de um homem, mostrando que a Igreja está aqui para servir a toda a sociedade”, completou.

A Igreja Católica explica que os 40 dias da quaresma são um tempo de reflexão, jejum, penitência, oração e conversão. É nesse período que os fiéis fazem caminhadas penitenciais, meditam sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus e se inclinam a mudar sua vida.

Evento anual

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil sempre no período da quaresma. A cada ano, é escolhido um tema para despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema concreto na sociedade brasileira.

A primeira campanha foi realizada pela Cáritas de Natal (RN), em 1962. Sob o impulso do Concílio Vaticano II, em andamento na época, foi feita uma campanha em âmbito nacional pela CNBB, na quaresma de 1964.

O Concílio Vaticano II foi uma reunião episcopal realizada de outubro de 1962 a outubro de 1965, em Roma. No encerramento, foi publicado um documento chamado Gaudium et Spes (A alegria e a esperança), que aborda a visão cristã sobre o mundo e o homem, sua dignidade, as relações sociais, o sentido do trabalho e da cultura e a participação da Igreja na sociedade. O cinquentenário deste documento motivou a escolha do tema da campanha para 2015.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.