Paraná

Cai número de casos de abuso sexual de crianças. É que não são denunciados

noticia_332935_img1_0517-6O telefone Disque 100 da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal recebeu 1.359 denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Paraná, em 2014. Porém, o número é 20,8% menor que o de 2013 (1.718), e 24,4% que o de 2012 (1.798). Isso pode significar uma subnotificção, e preocupa.

Estima-se que para cada caso denunciado, dez sejam omitidos. “Frente ao abuso, a maior dificuldade é o tabu que existe na sociedde: o de falar sobre o assunto. Sexualidade é um tema constrangedor. Além disso, o abuso envolve uma questão familiar. Quem deveria proteger as crianças e adolescentes acabam os violando”, diz Flavio Freitas, da ONG Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência (Ciranda).

E quando o número de denúncias tem queda acentuada, uma luz amarela se acende. A tendência seria a de que a denúncias tivessem aumentado, o que demonstraria que as campanhas estariam surtindo efeito.

E este cenário é o mesmo no País. No ano passado, somando as denúncias de abuso e exploração sexual, foram 24.575 casos. Em 2013, a quantidade foi muito maior — 33.830 — e bem distante do ano de 2012, quando foram 39.631 denúncias recebidas no Disque 100.

Curitiba — Por enquanto, em Curitiba e região a tendência de aumento do número de casos de violência sexual ainda não se concretizou. Neste ano, 150 casos foram atendidos, o que leva a delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) estimar que o total não seja maior do que os 300 casos atendidos no ano passado e dos 319 de 2013.

Dia de combate — Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes. Para chamar a atenção para o tema, a Fundação de Ação Social (FAS) promove o 10º Seminário Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes, no Salão de Atos do Parque Barigui.

 

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.