Brasil

Brasileiros irão substituir estrangeiros em nova etapa Mais Médicos

novaesperancanoar_medico_bracos_cruzados

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou nesta quinta-feira (26) que o Mais Médicos irá continuar e que, ao fim do período de participação no programa, os estrangeiros que hoje atuam nas unidades de saúde devem começar a ser substituídos por brasileiros em novos processos de seleção. “O programa veio para ficar, e vai se consolidar dessa maneira. A tendência é uma progressiva substituição dos médicos estrangeiros pelos brasileiros”, afirma. A afirmação ocorreu após anúncio, em reunião com secretários de saúde, do resultado das inscrições para a 2ª chamada do programa, que passou por mudanças neste ano.

Desde o lançamento, o Mais Médicos é alvo de críticas de entidades médicas devido à participação de estrangeiros sem revalidação do diploma. Das 835 vagas restantes disponíveis na 2ª chamada, apenas 85, em 47 municípios, ainda não foram ocupadas. A maior parte localiza-se em municípios mais afastados e na região Norte, afirma. Isso significa que, do total de 4.146 vagas ofertadas após a ampliação do programa, 4.061 já foram preenchidas. As vagas ainda disponíveis irão para a terceira chamada, ainda com prioridade para brasileiros.

Os médicos que se inscreveram na nova chamada, no entanto, ainda precisam se apresentar à prefeitura dos municípios para confirmar a participação. Caso ainda sobrem vagas, o processo de seleção será aberto para brasileiros formados no exterior e, em seguida, para estrangeiros. Para Chioro, o recorde de inscrições de brasileiros pode fazer com que não seja necessário um novo convênio com a Opas (Organização Pan-americana de saúde), responsável pela vinda dos médicos cubanos ao país. Hoje, os médicos cubanos respondem por 79% do total de profissionais que já atuam no Mais Médicos. “É muito pouco provável que não completemos todas essas vagas com brasileiros. Desta vez não vai chegar a Opas”, afirma. Ainda segundo o ministro, a tendência é que os estrangeiros sejam substituídos por brasileiros assim que mais vagas forem abertas -neste ano, o processo de seleção passará a ocorrer a cada três meses. Anteriormente, não havia prazo determinado.

Folhapress

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.