Brasil

Brasileira de 120 anos pode ter tornado a mulher mais velha do mundo

noticia_939526_img1_idosaUma baiana de 120 anos, conhecida como “Vovó”, pode ter se tornado a mulher mais velha do mundo. Segundo informações do portal G1, Dona Eurides Fagundes mora em uma casa de apoio em Salvador, cidade em que nasceu no dia 6 de dezembro de 1894. Ela deve agora receber o título que pertencia à japonesa Misao Okawa, que morreu aos 117 anos, em abril.

Embora não consiga caminhar sozinha, Eurides ainda está lúcida e se lembra de tudo o que já passou. Ela, inclusive, contou que teve apenas um companheiro, um pedreiro chamado Manoel Ramos, e que ele morreu ao cair de um andaime. O relacionamento durou pouco e o casal não teve filhos. Depois disso, ela não voltou a se casar.

A idosa passou a maior parte da juventude na Bahia, onde trabalhava como empregada doméstica. Sua certidão de nascimento original foi substituía por outra há 18 anos, na mesma época em que ela se tornou paciente de uma casa de apoio a pacientes com câncer, que fica em um bairro popular de Salvador. É que a “Vovó” teve câncer no intestino, mas conseguiu se curar e depois foi adotada pela casa de apoio.

Aos 120 anos, dona Eurides ainda apresenta boa saúde, mas tem alimentação controlada. Ela adora peixe, marisco, caranguejo e siri, mas não come esses pratos na casa de apoio. Questionada até quando pretende viver, a mulher responde com sinceridade: “Jesus que sabe”.

G1

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.