Araucária

Boletim Epidemiológico Especial nº 32 atualiza números sobre a Covid-19 em Araucária

A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) divulgou o Boletim Epidemiológico Especial nº 32, que apresenta dados atualizados sobre notificações (casos suspeitos), positivos e óbitos relacionados à Covid-19 em moradores do município. A divulgação deste boletim utiliza informações do sistema ‘Notifica Covid-19’ da situação registrada até a manhã de 21 de dezembro.

De acordo com o documento, foram notificados 22.978 casos suspeitos de Covid-19 em moradores de Araucária, sendo 9.338 casos confirmados. Houve o diagnóstico de COVID-19 em 454 pessoas; volume 31% menor em relação ao boletim anterior (que apresentava 661 pessoas). O boletim especial nº 32 considera o total de 109 óbitos. Chama atenção que, na semana passada (semana 51), o número de notificações de casos suspeitos de Covid-19 chegou a 2.860, o maior número em uma única semana. O recorde anterior era na semana 49, com 1.551 casos suspeitos notificados.

A faixa etária com maior proporção de casos confirmados de COVID-19 foi a das pessoas entre 30 e 39 anos (24,5%) seguida da faixa de 20 a 29 anos (23,5%). Em relação à proporção por sexo, verifica-se a ocorrência de maior proporção de casos positivos em pessoas do sexo feminino. No caso dos óbitos, a maioria das pessoas é do sexo masculino. O boletim especial nº 32 coloca o mês de dezembro como o 3º mês com mais óbitos. Mas, considerando que na data de fechamento deste boletim não haviam sido divulgados outros dois óbitos desta semana, já é possível dizer que dezembro divide o segundo lugar no total de óbitos com o mês de julho (20 óbitos cada). O mês que mais teve óbitos, até então, é setembro (com 24 mortes relacionadas à Covid-19). A positividade dos testes RT-PCR permanece alta. Na semana passada, o registro era de que 60,53% de todos os testes RT-PCR tiveram como resultado ‘positivo’. Na semana anterior, foram 73,19%.

POR BAIRRO :

A relação de casos positivos está disponível por bairro onde a pessoa mora. É importante lembrar que o bairro onde a pessoa mora pode não ser o local onde ocorreu a infecção. Os números apresentados neste boletim diferenciam os testes RT-PCR dos testes imunológicos. O teste chamado de RT-PCR é aquele voltado para pessoas que apresentam sintomas que podem ser em decorrência da Covid-19. Atualmente, o RT-PCR é indicado para as pessoas até o 7º dia do início dos sintomas. Este tipo de teste investiga a presença do vírus no organismo.

Já o teste imunológico (sorológico), que investiga a ocorrência de anticorpos relacionados à infecção por Covid-19 (recente ou antiga), pode ser utilizado para apoio no diagnóstico de casos de pessoas com sintomas (a partir do 8º dia do início dos sintomas) e também em pesquisas de saúde para investigar a prevalência da Covid-19 em determinadas situações ou públicos.

A seguir, a relação de casos positivos por localidades: Barigui (57 por RT-PCR e 0 por sorológico), Boqueirão (248 por RT-PCR e 33 por sorológico), Cachoeira (381 por RT-PCR e 40 por sorológico), Campina da Barra (1005 por RT-PCR e 86 por sorológico), Capela Velha (1991 por RT-PCR e 158 por sorológico), Centro (468 por RT-PCR e 46 por sorológico), Chapada (38 por RT-PCR e 02 por sorológico), Costeira (983 por RT-PCR e 113 por sorológico), Estação (327 por RT-PCR e 36 por sorológico), Fazenda Velha (472 por RT-PCR e 62 por sorológico), Iguaçu (895 por RT-PCR e 76 por sorológico), Passaúna (307 por RT-PCR e 34 por sorológico), Porto das Laranjeiras (201 por RT-PCR e 28 por sorológico), Sabiá (108 por RT-PCR e 17 por sorológico), São Miguel (15 por RT-PCR e 02 por sorológico), Thomaz Coelho (313 por RT-PCR e 12 por sorológico), Tindiquera (179 por RT-PCR e 28 por sorológico), Vila Nova (38 por RT-PCR e 05 por sorológico), Área rural (415 por RT-PCR e 17 por sorológico), Bairro não informado* (36 por RT-PCR e 61 por sorológico).

Situações em que não foi registrado o campo na notificação ou que pode ter ocorrido, por exemplo, erro de transcrição. Essas situações são verificadas e podem ser corrigidas.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.