Black Friday 2018: dicas para se proteger de golpes na web

A tão esperada Black Friday 2018 chegou. Nesta sexta-feira (23), segundo lojistas, vários produtos serão oferecidos ao público com grandes descontos pela internet. E, apesar dos inúmeros apelos feitos por órgãos e entidades de defesa do consumidor, o alerta sobre os cuidados em onde clicar para realizar a compra nunca é demais.
Afinal diante do grande número de transações que devem ocorrer, hackers podem tentar se aproveitar da data para enviar e-mails falsos com grandes ofertas e com links semelhantes aos sites verdadeiros e que imitam até mesmo a interface da loja.  Por isso, comprar na internet sempre merece atenção, mas durante a Black Friday os cuidados devem ser redobrados. Essas iscas podem surgir por meio das redes sociais, além do e-mails.

Segundo a especialistas em infraestrutura de Tecnologia da Informação, hackers estão sempre em busca de oportunidades para roubar dados ou enviarem vírus e, nesse período, aproveitam o maior acesso às lojas virtuais para atacar. Por isso, antes de comprar online, é importante manter o PC ou notebook sempre atualizado, conforme recomendação do fabricante.

As atualizações servem, entre outras coisas, para corrigir falhas no sistema que podem evitar possíveis ataques e vírus. Além da atualização, é preciso proteger o computador com um antivírus de qualidade e atualizado.


Iscas que podem ser usadas para roubar dados

Redes públicas

Segurança

Porta

Chaves

Bolso 

Pagamento

Links

Aplicativos

Redes sociais

No carrinho

Pequenos vendedores

Confiabilidade

Cuidado

Nota de “R$ 3”

Mobile

Parece, mas não é

Bem Paraná – 22/11/2018

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.
Sair da versão mobile