Redação

Benefícios da cafeína para o corpo e a pele

Redação com Aescare

Conhecer os benefícios da cafeína para o corpo e pele é deixar de acreditar apenas ruim, mas entender como é possível aproveitar as vantagens.

Então, se prepare para entender o que você pode conquistar através do consumo
regular e controlado de cafeína.

Preparados?

Facilita a perda de peso:


Entre os benefícios para o corpo, a cafeína pode facilitar a perda de peso, principalmente quando presente em uma dieta equilibrada. Isso porque, a cafeína, tem uma ação capaz de estimular a quebra dos blocos de gordura, os utilizando como fonte de energia. Como resultado, facilita a perda de peso bem como a redução de alguns pneuzinhos e de medidas. Além disso, a cafeína é capaz de dar mais energia, o que faz com que você consiga
cumprir com a sua rotina e ainda malhar ou sair para uma boa caminhada/corrida.

Melhora a hidratação da pele:


Outra vantagem da cafeína se refere ao impacto que pode causar na pele. No geral, os alimentos ricos em cafeína ou os tratamentos, são capazes ativar a microcirculação, responsável por levar água e nutrientes aos pequenos vasos. Com isso, as chances de a sua pele receber mais vitaminas e minerais aumenta juntamente com a questão da aparência. Ao mesmo tempo, por levar líquidos, a cafeína melhora o processo de hidratação dos tecidos, evitando que a pele fique muito seca.

Reduz as inflamações:


Homens e mulheres ingerem cafeína todos os dias e não sabem porque algumas inflamações parecem reduzir ou até não percebem que isso ocorre. Dessa forma, vale dizer que um dos benefícios que você pode conseguir são os diversos compostos que tem ação anti-inflamatória. Logo, é possível notar que inflamações internas e externas são amenizadas e tratadas com maior facilidade.

Inclusive, você pode notar uma redução da vermelhidão na pele, principalmente causadas por reações alérgicas.


Dica: alguns profissionais apontam que seria possível reduzir o inchaço e irritação/coloração das olheiras através de compressas de cafeína nos olhos. Vale a pena conferir.

Pode combater celulites e rugas:


Neste cenário o tratamento com cafeína funciona da seguinte maneira.
Em primeiro lugar, combate as celulites porque aumenta a quebra dos blocos de gordura, sendo que a celulite nada mais que do que bolsas ou pequenos blocos. Ao tentar obter energia, a cafeína estimula a queima dos locais mais acessíveis, sendo que um desses depósitos incluam as celulites. Em segundo lugar, é possível deixar a pele mais firme e uniforme devido aos compostos presentes na cafeína e que são absorvidos pela pele. No mais, a pele adquire um aspecto mais natural e viçoso, deixando-a visualmente mais bonita.

Onde fica o envelhecimento da pele?


Algumas pesquisas apontam que a cafeína também pode reduzir o envelhecimento do tecido porque combate os radicais livres. Assim, as células se mantém saudáveis e o envelhecimento precoce é retido. Enquanto isso, também é possível que os compostos atuam na regeneração celular, aumentando a produção de novas células responsáveis por manter a pele saudável e jovem.


Melhora a produtividade:

Entre os benefícios para o corpo mais conhecidos da cafeína está a melhora na produtividade e energia. A resposta para essa vantagem é simples: como estimula a queima de gorduras, essas calorias são convertidas em energia, que é utilizada por todo o corpo. Justamente por isso, muitas pessoas sentem um pico de energia logo depois de uma dose de cafeína e utilizam esse alimento como método de conseguir terminar o dia. Sendo assim, você consegue aumentar a sua produtividade, reduz o sono, melhora a disposição e consegue cumprir com tudo o que deve ser feito com mais facilidade.


Como aproveitar os benefícios da cafeína?


Conhecendo essas vantagens, é possível que você se pergunte sobre como aproveitar mais cada um desses benefícios para o corpo e pele. Na maior parte das vezes, a dica é aproveitar as bebidas que possuem cafeína, como os cafés, chás preto e verde e até o chocolate. Entretanto, existem outras duas formas de adicionar a cafeína a sua rotina sem ser através, unicamente, da alimentação.

Tratamento para a pele:


Pensando nas vantagens que a cafeína garante para os tecidos, você pode aproveitar para utilizar máscaras e cremes que possuem esses compostos ativos. Nas opções de cremes e máscaras prontos, basta observar o rótulo. Já para uma opção caseira, misture uma colher de sopa de pó de café com uma colher de água. Ou mais, caso seja necessário. Prefira a água morna ou quente, para diluir melhor o pó até formar uma pasta. Você também pode adicionar óleo de café na mistura, para potencializar ainda mais os efeitos.

Em seguida, passe na pele e deixe de repouso por vinte minutos, lavando bem logo em seguida.


Importante: prefira utilizar essa máscara a noite ou evite a exposição solar.


Tratamento de café para os cabelos:


Para os cabelos, você pode escolher entre produtos com o composto ativo da cafeína ou mesmo pedir algum manipulado, algo comum em milhares de farmácias. Já para preparar a sua receita em casa, a dica é adicionar gotas de óleo de café no seu shampoo ou condicionar, misturar bem e utilizar normalmente. Você também pode colocar na sua máscara de cabelos, para hidratar mais os fios. Pensando em estimular o crescimento e circulação, utilize a borra do café em todo o cabelo, logo após passar o shampoo e lavar, massageando bem o couro. Depois, aplique o creme escolhido e finalize.

Tratamento para o corpo:


Para aproveitar os benefícios para o corpo, misture uma porção de pó de café com mel, melado de cana ou azeite, escolhe esse último apenas se a sua pele não for oleosa. Em seguida, aplique sobre a pele em movimentos circulares, para ativar a circulação e atuar como uma esfoliação. Faça isso por alguns minutos e lave bem ou tome um banho. O cuidado para essa opção de tratamento é o mesmo: não saia ao sol e prefira fazer a noite.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.