Paraná

Batalhão de Trânsito utiliza aplicativo que substitui o bloco de multas

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar já está utilizando os talonários eletrônicos, a forma digital do “bloco de multas”. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), que desenvolveu o novo sistema em conjunto com a Celepar, participou de uma blitz de fiscalização com uso aplicativo. 

O aplicativo do talonário eletrônico funciona em smartphones, com acesso restrito apenas aos agentes de trânsito. No lugar de usar o papel para preencher os autos de infração, tudo é feito eletronicamente.

Para o capitão Márcio Rodrigues, a vantagem do uso do talonário eletrônico é que minimiza o erro no preenchimento do auto de infração. “O talonário eletrônico não permite que você insira dados equivocados, pois já é possível verificar no mesmo momento. Não haverá erros por letra, erro porque a caneta estourou ou algo assim. Teremos muito menos perdas de autos de infração”, destaca. 

De acordo com o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita, o talonário eletrônico está trazendo grande eficiência para os agentes e autoridades de trânsito, com impactos muitos positivos para a população. “Dentre eles, a economia e sustentabilidade, pois faremos uso de menos papel e não precisaremos gastar com a digitalização e malotes”.

A primeira experiência com a utilização do equipamento foi positiva, na visão dos agentes. “Estamos avaliando e sugerindo um detalhe ou outro que possa facilitar ainda mais nosso serviço”, afirma o capitão Rodrigues. 

CÂMERAS – Neste primeiro uso do aplicativo, na terça-feira (24), também foi realizada uma Prova de Conceito (PoC) de um sistema de câmeras inteligentes. Esta câmera é instalada no início da blitz e avisa o agente de trânsito se o carro possui algum débito ou irregularidade.

“Uma blitz realizada desta forma é muito mais eficiente, pois não é seletiva, ou seja, não incomoda a população. Motoristas que estão com os seus documentos em dia não serão abordados. Além de dar mais efetividade, a blitz tem 100% de aproveitamento”, explica Mesquita.

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.