AraucáriaParaná

Barragens da Sanepar estão com 100% da capacidade

As quatro barragens da Sanepar, que atendem Curitiba e Região Metropolitana, estão totalmente cheias. Quando atingem o nível máximo, elas têm uma capacidade de reservação de água suficiente para um período de 6 a 8 meses, mesmo que não chova. As barragens do Piraquara I, Piraquara II, Iraí e Passaúna fazem parte do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba (SAIC) e armazenam 150 milhões de metros cúbicos de água bruta.

Mesmo com esta situação de normalidade e tranquilidade no armazenamento de água, uma quinta barragem, do Miringuava, começa a ser construída este ano para atender a demanda prevista para os próximos 15 anos. Localizada no município de São José dos Pinhais, a nova barragem terá capacidade de armazenamento de 38 bilhões de litros de água e vai possibilitar uma produção de água de 2 mil metros cúbicos por segundo.

“Apesar das chuvas e do armazenamento de água estar dentro do que é previsto para este período, temos que considerar que a água, antes de chegar aos imóveis, passa pelos sistemas de captação, produção e distribuição, e que esses sistemas dependem de energia elétrica, e da realização de obras de melhorias e de manutenção para terem um bom funcionamento”, disse a gerente da Produção de Água em Curitiba e Região, Rita Becher.

Em razão disso, ela recomenda o uso de caixas-d’água nos imóveis, com capacidade para atender as necessidades dos moradores por pelo menos 24 horas, e recomenda também o uso racional da água, como forma de evitar desperdícios. “Não podemos esquecer que a água é um bem finito e que essas medidas ajudam a manter a regularidade no abastecimento”, afirmou.

 

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.