Paraná

Baleia jubarte de 7 metros é encontrada morta na orla de Matinhos

Uma baleia jubarte fêmea, com 7 metros de comprimento, foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (2), na orla de Matinhos, no Litoral. De acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ainda não é possível saber a causa da morte, mas a coleta das amostras nos ajudará a responder esta questão.

De acordo com publicação do LEC, o encalhe aconteceu exatamente quando parte da equipe participava do curso de capacitação para atendimento de encalhe de baleias. “A equipe do LEC via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) se deslocou até o local para realizar o procedimento de necropsia e coleta de amostras biológicas. Durante a última semana, outros dois casos de encalhe de animais mortos da mesma espécie ocorreram no litoral norte do Rio Grande do Sul”, informou a publicação.

A baleia jubarte saiu recentemente da lista de espécies brasileiras ameaçadas, mas as preocupações quanto à sua conservação continuam e os encalhes nos últimos dois anos vem recebendo a atenção dos pesquisadores.

Originárias da Antártida, as baleias jubarte se deslocam todo ano para as águas tropicais do litoral brasileiro com o objetivo de se reproduzir. O maior berço reprodutivo fica em Abrolhos, região costeira do sul da Bahia.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.