Araucária

Avaliação de risco e podas das árvores reduzem impactos provocados por temporais

Na última quinta-feira (25), equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araucária (SMMA) recolheram galhos caídos e avaliando as condições de árvores após os fortes ventos registrados no fim da tarde de quarta (24) na cidade. De acordo com a SMMA, se não houvesse uma preocupação constante da Prefeitura com podas e avaliação de risco de queda, as ocorrências (com e sem temporal) poderiam ser muito graves. Foram recolhidos 11 caminhões pequenos com parte de troncos e galhos, mas não houve registro de danos graves ou de vítimas.

Desde 2017, a Prefeitura vem readequando o Plano Municipal de Arborização Urbana (de 2005) e realiza ações para que a cidade não apenas conte com boa arborização, mas que ela esteja integrada à realidade local e às normas que prezam pela qualidade e segurança. Desta forma, árvores avaliadas que representam riscos aos pedestres, à fiação elétrica, às propriedades e veículos estão recebendo podas.

Há casos em que faz-se necessário a substituição da árvore; mudas nativas são plantadas no local. A substituição de espécies leva em conta o fluxo de pessoas e veículos, o porte da planta, a largura das calçadas e ruas e espécies que não destruam as calçadas. Recentemente, trechos da rua Pedro Druszcz, no Centro, receberam mudas de espécie nativa com 1,80 de altura. O plantio tem sido uma ação constante e outros bairros serão contempladas com mudas.

Pinheiro – O morador que observar um pinheiro (Araucaria angustifolia – árvore protegida por lei) com aparente risco de queda precisa estar atento a como solicitar a poda ou corte da árvore. De acordo com a SMMA, se o local for em área rural, quem autoriza a intervenção é o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). No caso de área urbana, se houver risco iminente constatado por um técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Prefeitura pode realizar a poda (contato: 3614-7480).

A Defesa Civil de Araucária também pode ser acionada pelo morador para avaliar a situação de risco. O telefone é o mesmo da Guarda Municipal: 153. Sobre o vento forte de quarta (24), a Defesa Civil teve sete acionamentos; cinco dessas situações ocorreram na região central da cidade e dois na área rural. A Defesa Civil registra a ocorrência e, dependendo de cada caso, pode acionar apoio de outros órgãos.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.