Paraná

Audiência Pública vai discutir tarifa zero no transporte público

noticia_428105_img1_00072156Nesta sexta-feira, 24, às 9 horas da manhã, a Câmara de Vereadores de Curitiba recebe a audiência pública que vai abordar o tema do transporte público de forma gratuita. O Fórum Nacional dos Transportes pretende discutir, nessa audiência, o Projeto Nacional de Iniciativa Popular sobre o Transporte Coletivo – Tarifa Zero. A discussão do tema tem o apoio do vereador Chico do Uberaba em Curitiba.

Durante a audiência pública, serão apresentadas ideias para estabelecer mecanismos, fundamentados em leis vigentes, para assegurar o direito de todo cidadão em usufruir do transporte coletivo nas cidades, de forma gratuita. O Fórum Nacional dos Transportes elaborou uma cartilha, que explica quais impostos e contribuições já existentes e que são apenas repassados aos estados e municípios, sem a destinação adequada para atender as necessidades do transporte coletivo e demandas do Brasil. No dia da audiência, será estabelecido oficialmente o inicio da coleta de assinaturas no abaixo assinado, para o projeto em âmbito nacional.

Segundo o vereador Chico do Uberaba, o transporte público gratuito não é uma utopia ou algo sem noção. “Estamos propondo alternativas de aplicabilidade e remanejamento de impostos e contribuições já existentes, sem nenhum aumento de impostos ou coisas do gênero. São obrigações do governo federal, estadual e do município, primar para que todo o cidadão tenha o direito de usar um transporte público de qualidade e gratuitamente, considerando que já paga muitos impostos cotidianamente”, afirma o vereador.

Para Chico, a atual situação do transporte público é vergonhosa. “Temos que lutar por esses direitos, pois hoje o que vem acontecendo em Curitiba e região metropolitana, é uma triste vergonha: tarifas altíssimas, péssimas condições dos ônibus e terminais, agravando-se ainda mais com o fim da integração e da tarifa social. O conjunto dessas medidas encarecem ainda mais os gastos com o transporte dos usuários do transporte coletivo, mexendo no bolso do povo”, analisa Chico.

Serviço:

Audiência Pública – Projeto de Iniciativa Popular sobre o Transporte Coletivo – Tarifa Zero

Iniciativa do Fórum Nacional do Transporte e da Comissão de Direitos Humanos, Direitos a Cidadania e Segurança Pública da Câmara Municipal de Curitiba.

Sexta-feira, 24 de abril, ás 9 horas.

No Plenário do anexo II da Câmara de Vereadores de Curitiba, Rua Visconde do Rio Branco, s/n – Centro

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Um Comentário

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é exclusiva de seus autores. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.