Araucária

Atividades em Araucária alertam para Câncer de Intestino

Era para ser uma caminhada pelo Parque Cachoeira, mas o clima não ajudou na manhã de quinta-feira (03). Então, a Secretaria de Saúde transferiu a ação para dentro do Ginásio Joval de Paula Souza onde realizou atividades aeróbicas, orientação nutricional e atendimento sobre hipertensão e índice de massa corporal. Uma feirinha com alimentos sem agrotóxico também foi montada no espaço. O evento, que teve apoio das Secretarias de Esporte e Lazer, Assistência Social, Agricultura e também da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), tem como referência a lei nº 2.837/2015 que instituiu o mês de dezembro como o Mês da Prevenção do Câncer de Intestino no município, data que deve ser lembrada anualmente.

A doença – O câncer do intestino é também chamado de câncer do cólon e do reto e é uma doença que pode ser prevenida com a retirada das lesões benignas que crescem na parede do intestino. Entre os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento deste tipo de câncer estão: o consumo excessivo de gorduras e de poucas fibras, o fumo, consumo frequente de bebida alcoólica, idade acima de 50 anos e histórico de lesões colorretais e de doenças inflamatórias do intestino.

É preciso alertar que a doença em fase inicial não costuma apresentar sintomas. Daí a importância da realização de exames preventivos já que quanto mais cedo o câncer for tratado, maior é a chance de cura. Hábitos saudáveis, como atividade física regular e alimentação saudável são apontados como fatos que ajudam a diminuir riscos de câncer de intestino.

Dúvidas? Procure a unidade de Saúde mais próxima de sua casa e receba todas as orientações sobre exames e outros encaminhamentos.

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.