
Por Aécio Novitski com Assessorias
Acabou! Esta é a palavra mais dita por usuários da Rede Integrada de Transporte nesta quarta-feira. Segundo a comec, empresa que gerencia o transporte na região metropolitana, reduções de trajeto estão ocorrendo para que não haja o fim da integração.
A partir de sábado, haverá alteração no local de integração de quatro linhas Ligeirinho metropolitanas integradas. A linha (Ligeirinho) Colombo-CIC terá seu ponto de integração no terminal do Cabral. O ponto de integração do Ligeirinho Araucária-Curitiba passará a ser o terminal do Capão Raso. Passageiros da linha São José-Barreirinha terão como ponto de integração o terminal do Boqueirão. E a linha Campo Largo-Curitiba terá como ponto de integração o terminal do Campina do Siqueira.
Ligeirinho Araucária/Curitiba – esta linha será uma das mais encurtadas pela comec, ela deixará de ir até o centro de Curitiba para terminar no Terminal Capão Raso. Com isso será desativada a estação Rui Barbosa, na Desembargador Westphalen, quase esquina com Visconde de Guarapuava. Em função da mudança feita péla Comec, o ligeirinho Curitiba/Araucária não vai mais parar na estação tubo Vila Guaira.
Ligeirinho Campo Largo/Curitiba – também o teve a extensão da linha reduzida pela Comec, passando a ter ponto final no Terminal Campina do Siqueira e não mais na estação Hospital Militar, na rua Vicente Machado. Como este era o único ônibus que parava nessa estação, ela será desativada.
Cortes
As quatro linhas metropolitanas que passarão a fazer trajetos mais curtos a partir de sábado (14) atendem, por dia, 82 mil passageiros. O mais carregado deles é o Colombo/CIC que transporta por dia 35,8 mil passageiros e tem um trajeto, ida e volta, de 43,2 quilômetros.
A segunda linha mais carregada é a Curitiba/Araucária, que atende 19,9 mil passageiros por dia, com um trajeto total de 54,9 quilômetros. O Barreirinha/São José transporta por dia 17,5 mil passageiros e faz um trajeto total de 43,1 quilômetros. O Campo Largo/Curitiba atende 8,1 mil passageiros com um trajeto de 54,7 quilômetros.
A decisão da Comec representa, na prática, um corte na oferta do transporte metropolitano integrado, com a redução do trajeto. A linha São José/Boqueirão terá uma extensão de 7,2 quilômetros, enquanto a linha Barreirinha/São José tem 43,2 quilômetros.
O trajeto da Araucária/Capão Raso será reduzido de 54,9 para 39,5 quilômetros. A Colombo/Cabral fará um trajeto de 18 quilômetros, enquanto a Colombo/CIC faz 53,2 quilômetros. A linha Campo Largo/Curitiba será reduzida de 54,7 para 49,8 quilômetros.
PARA MANTER INTEGRAÇÃO – “A mudança exigirá um período de adaptação, mas temos que adotar esse novo modelo por conta da decisão de Curitiba, de acabar com a integração financeira”, afirma o presidente da Coordenação da Região metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
A integração metropolitana vai acabar?
Não. A Comec faz adequações no sistema para manter a integração e o preço da passagem
Que tipo de Vale Transporte será aceito nas linhas metropolitanas integradas?
Temporariamente, será necessária a utilização de um Vale Transporte de papel até a implantação da bilhetagem eletrônica (cartão metropolitano).
Uso o transporte metropolitano integrado. Como devo proceder no pagamento da passagem?
Nos ônibus, tubos e terminais identificados com “M” serão aceitos o Vale Transporte de papel e dinheiro. Em São José dos Pinhais poderá ser aceito o cartão transporte VEM.
Como e onde consigo o Vale Transporte de papel?
O Vale Transporte de Papel poderá ser adquirido a partir de 11 de fevereiro na Metrocard (Rua Benjamin Constant, 148, Centro, Curitiba) e nos terminais metropolitanos. Informações pelo telefone: 3093 3232.
O Cartão Transporte da URBS (linhas urbanas) será aceito nos ônibus, tubos e terminais metropolitanos integrados?
Não. Assim como o Vale Transporte de papel não será aceito nos ônibus, tubos e terminais urbanos integrados.
Comprei antecipadamente créditos para o Cartão Transporte da Urbs. O que acontece com esses créditos?
Não serão perdidos. Continuam valendo para os ônibus, tubos e terminais integrados de Curitiba
Discordo com os valores de 3,30 e axo q o tempo q vão gastar para os vales transporte d papel tem q ser mantido o cartão transporte até q estejao protocolo o novo cartão metropolitanos.
Bom podemos ate aceitar esta decisão, agora que tal o governo extinguir a Comec, para economizar não tem sentido manter toda esta estrutura a partir de agora.
Gostaria de saber se vao reembolsar o dinheiro q acabei de carregar meu cartao da urbs ja q vou ter q comprar o vale transporte de papel também ? E ai alguem da urbs pode me responder por gentileza.
Acho que a tarifa é cara perante a frequencia atual de onibus para a cidade de araucaria nao é tao frequente os onibus, com a diminuição se houver aumento da frequencia fica bom agora continuar pagando caro e ainda +1 outra passagem para o centro é complicado, muita gente trabalha pra la tambem, porem aqui muitos sao dai haha meio comediante, parece ate proposital para maior investimento financeiro das caixinhas… vai saber, se é adpatação de ordem ou de escolha, nunca é declarado depois somos errados.
Utilizo o ligeirinho todos os dias para ir até o centro de Curitiba. Com essas mudanças, especialmente na forma de pagamento, terei que pagar outra passagem ao chegar no terminal Capão Raso para pegar outro ônibus?
isso e um absurdo para a populaçao de curitiba e regiao sendo que 90% precisam ir ate o centro porque tem o seu modo de sustento seu modo de sobreviver la com o seu trabalho se os governantes parassem pra pensar e ver o brasileiro quer uma vida digna onde seus entes queridos tenham saude educaçao um meio de transporte e uma passagem de qualidade assim como o direito em de ir e vir e tambem o direito de poder opinar pra que tanto dinheiro no bolso pro povo brasileiro nao ver o retorno de nada sendo que a saude a educaçao o transporte estao todos precarios senhores governantes olhem pelo povo afinal sao por eles que vcs estao ai
Quer dizer que a Prefeitura de Curitiba é obrigada a manter o transporte coletivo de todas as cidades da região? Pq as prefeituras de cada cidade não bancam a sua parte nisso e mantém a integração?
Ficou muito ruim, sabe se que qualidade ja não tinha, agora… Nos pagamos impostos e somos os mais prejudicados… Estou indignada….
Sobe pra 5 reais e mantem integrado ! sou estudante moro em araucária e estudo em Curitiba por morar em uma cidade e estudar em outra não tenho direito a meia passagem de estudante , sempre paguei valor total desde inicio da universidade ! agora vou ficar sem ônibus pra ir até o centro de Curitiba ,até hoje uso dois ônibus um em araucária e outro até Curitiba , dois ônibus pra ir e dois pra voltar
Mas que palhaçada dessa URBS!!! eu achava que o transporte publico servia para facilitar para o povo, mas pelo jeito me enganei… este serviço não vale 3,30
É o povo pagando por mais um calote do estelionatário eleitoral Beto Richa (PSDB)
Isso td é um abuso com a população e os empresário o que os dois em questão vão fazer quem vai pagar essa passagem e o tempo perdido ? Claro quem ta no poder náo anda de ônibus, e onde estão que nem satisfação dão a população… Acho que passou da hora dessas empresas pararem de ganhar dinheiro em cima da população.
Tem uma pergunta na reportagem acima sobre o fim da integração, e a resposta foi não, pois é hoje gasto 13,20 pra ir e voltar curitibaxaraucaria e ai comec , mentir a população e roubar a população td bem, vcs são um bando de FP.